Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Comitê RH contribui para melhoria dos processos das empresas

As reuniões do Comitê RH têm cumprido o seu papel de auxiliar as empresas do setor na melhoria dos seus processos e no aprimoramento da gestão de pessoas. A cada encontro, realizado virtualmente por conta da pandemia, os especialistas convidados trazem informações relevantes e atuais em torno da área de Recursos Humanos, permitindo a troca de experiências e o esclarecimento de dúvidas.

No último dia 13 de julho, o grupo de trabalho formado por 22 profissionais dos supermercados do Estado, realizou a sua quarta reunião. Satisfeitos, os participantes afirmam que os encontros são produtivos, de qualidade e altamente úteis, contando com a expertise de profissionais sérios e reconhecidos no mercado.

Para Filomena Falqueto Brettas, sócia-diretora do supermercado Falqueto, os encontros dão aos participantes a oportunidade de terem uma visão completamente nova da empresa, do RH e dos funcionários. Ainda segundo Filomena, a troca de experiências enriquece ainda mais os empresários supermercadistas. “Somos concorrentes enquanto supermercado, mas parceiros com relação aos processos. É uma parceria positiva, que agrega muito valor”, afirma.

Outro benefício das reuniões, na opinião de Filomena, é a possibilidade de aplicar os ensinamentos enquanto se aguarda o próximo encontro. “Está sendo interessante que os participantes se reúnam de forma bimestral. Assim dá tempo para aprender, amadurecer os assuntos tratados, aplicar o que foi abordado e se preparar para o encontro seguinte”, ressalta.

Quem também integra o comitê é David Vieira Martins, instrutor de treinamento do supermercado Perim. Ele se diz feliz com a iniciativa da Acaps e a preocupação com a área de Recursos Humanos. “No varejo, o RH costuma ser definido de forma até preconceituosa, como um centro de custos que tem a única função de pagar contas.  Eu penso que é necessário levar a visão estratégica para o setor de RH, mas realmente não se consegue isso sem conhecimento. O que mais tenho escutado é que temos de deixar de ser Departamento Pessoal para assumir a posição de RH de verdade”, avalia.

De acordo com David Martins, a possibilidade de permitir ao RH o acesso à informação técnica e a uma nova forma de gestão é um grande avanço para o setor. “Estamos ganhando muito com isso. É uma nova maneira de pensar o RH. Nas reuniões, ouvimos exatamente sobre como ser mais estratégico e como trabalhar a liderança e a inteligência emocional”, enfatiza o instrutor de treinamento.

Do feedback aos aspectos legais

As reuniões do Comitê RH abordam os mais diferentes assuntos relacionados à área de Recursos Humanos. Da aprendizagem corporativa no contexto digital, passando pela cultura do feedback nas organizações, pelas exigências a serem cumpridas na contratação de estagiários e pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os temas discutidos buscam sempre orientar, capacitar e informar, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de todo o setor supermercadista capixaba.

 

BOTÃO-NOTICIAS-SITE

Outras Notícias

?>