Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Capacitação aborda de forma simples as principais atualizações do eSocial

Com o objetivo de orientar sobre o eSocial, tendo como foco os aspectos ligados às áreas de Saúde e Segurança do Trabalho, a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) promoveu uma capacitação para 46 gerentes, analistas e técnicos de departamento pessoal, recursos humanos/DP, contabilidade e segurança do trabalho. O treinamento foi realizado virtualmente, no último dia 11 de janeiro, sendo conduzido pela consultora trabalhista Ariane Mendonça.

Durante o curso, ela mostrou onde encontrar a documentação técnica do eSocial (pelo site: www.esocial.gov.br), apresentou o cronograma dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho, as principais mudanças e as normas a serem cumpridas. Ariane destacou também a simplificação do processo e o uso do certificado digital.

“O eSocial passou por um amplo processo de simplificação, em que houve a exclusão de diversos eventos e campos, a diminuição do volume de informações prestadas e a flexibilização das regras. Antes, tínhamos uma série de campos de validações e caso algum campo não fosse preenchido o eSocial recusava todo o restante. Agora, se tiver alguma notificação, ele vai notificar, e não simplesmente recusar o recebimento do evento”, explicou Ariane Mendonça.

Para a encarregada de RH do Multishow Supermercados de Anchieta, Zuléia de Paula Carneiro Vettoraci, a capacitação foi esclarecedora, abordando um tema complexo de forma simples. “Achei interessante a informação referente aos menores aprendizes. Eu moro em uma cidade que não tem Senac, não tem curso de menor aprendiz. Mas descobri que, mesmo não havendo no município, a empresa é obrigada a contratar menor aprendiz. Caso contrário, estamos sujeitos à multa”, afirmou Zuléia.

Quem também saiu satisfeito do curso foi o gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) do Grupo Boa Praça, Claudio Rocha. Segundo ele, a equipe ganhou fundamentação para enviar as informações do eSocial e entender porque isso é feito. “Além da competência técnica da instrutora, ela não se ateve simplesmente às questões relativas ao envio das informações para o eSocial ou das informações que precisavam ser enviadas relacionadas à segurança do trabalho. Ela fez um apanhado muito maior sobre a legislação, e isso deu mais entendimento e a possibilidade de executarmos o trabalho com mais eficiência”, destacou.

 

BOTÃO-NOTICIAS-SITE

Outras Notícias