Atualizar e transmitir conhecimentos sobre como executar as rotinas do Departamento Pessoal ligadas à organização e controle dos horários e escalas de trabalho nas empresas, esclarecendo as legislações vigentes e exemplificando com boas práticas de gestão.
1- A jornada de trabalho e sua influência no custo da mão de obra
Especialidade; Sazonalidade; Urgência; Onerosidade da categoria econômica.
2- Jornada de trabalho: critérios de legalidade
Jornada normal; Jornada extraordinária (labor extraordinário, supressão de intervalos interjornada e intrajornada, horas extras in itinere, etc); Jornadas especiais - leis especiais; Jornada extraordinária superior a 2 horas; Compensação de horas - banco de horas: diferenciação
3- Convenções e acordos coletivos, escalas e jornadas especiais: legalidade
Legalidade das escalas determinadas em negociações coletivas; O poder da escala determinada em negociação coletiva x critérios da CLT que impedem determinadas jornadas.
4- Banco de horas e outras negociações coletivas sobre jornada de trabalho
Normas legais aplicáveis ao banco de horas; Funcionamento do banco de horas; Exemplos práticos; Negociações coletivas – critérios, limites, formas de negociação; Horas extras e sua prova.
5- Controle de jornada e de custos de mão de obra
Métodos de controle de jornada; Jornadas especiais: como controlar; Jornadas não controladas: seu efeito na produtividade do colaborador.