O “Laboratório de Tendências” é um novo formato de encontro técnico elaborado pela Acaps com apresentações de cenários por especialistas do mercado e uma experiência de aprendizagem dinâmica e interativa para os participantes. O objetivo principal do encontro é contribuir para que as lideranças do setor supermercadista compreendam melhor as tendências do mercado e se tornem aptas a analisar cenários e tomar decisões estratégicas que fortaleçam e desenvolvam as empresas e as pessoas.
CENÁRIO 1: O RETRATO DAS PERDAS NO SETOR SUPERMERCADISTA
Dados da Abras apontaram que o percentual de perdas no segmento supermercadista subiu de 28% em 2022 para 32% em 2023. Contudo, analisando o nível de eficiência operacional do varejo brasileiro, percebe-se que as empresas hoje estão mais focadas no cuidado com os processos da prevenção de perdas, investindo em novas tecnologias, desenvolvimento técnico dos colaboradores e no aprimoramento da gestão comercial e operacional das lojas.
Apresentação: Carlos Eduardo Santos
Presidente da Abrappe - Associação Brasileira de Prevenção de Perdas e executivo do varejo com atuação em prevenção e perdas, auditoria, gestão de riscos, segurança empresarial, compliance e controles internos.
CENÁRIO 2: O MARKETING DIGITAL NA ESTRATÉGIA DE VENDAS DOS SUPERMERCADOS
Com a perspectiva de alcançar um crescimento de 2,5% no Consumo nos Lares em 2024, o setor supermercadista deve se preparar para atrair e conquistar mais consumidores utilizando o marketing digital como seu aliado. O mercado aponta que o uso das tecnologias, humanização, personalização e táticas diferenciadas de vendas estão entre as tendências para o marketing digital e é estritamente importante para o varejo acompanhar as práticas e identificar aquelas que fazem sentido ao seu negócio.
Apresentação: André Damasceno
Consultor de Marketing desde 2009, empresário, professor, coach e palestrante Internacional. Autor do livro “O Melhor do Marketing para Vender na Internet”.