Capacitação - Catálogo

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA SUPERMERCADOS
Carga Horária: 54 HORAS
Público Alvo: Profissionais da área de Recursos Humanos de supermercados, líderes de equipes e outros interessados no tema.
Objetivo:

Proporcionar a aprendizagem de técnicas e ferramentas, com foco no ramo supermercadista, para tornar os processos de captação, desenvolvimento e retenção de pessoas mais eficientes, contribuindo para melhorar o clima e a produtividade de toda a empresa.


Conteúdo:

I) O SEGMENTO SUPERMERCADISTA (CH: 04 horas)

Evolução do segmento supermercadista; Estrutura organizacional e seus componentes; A importância da área de Recursos Humanos na estrutura organizacional; Construção de organograma e fluxograma; Atendimento ao cliente.

II) DESCRIÇÃO DE CARGOS (CH: 12 horas)
O que é um cargo?; A relevância da descrição de cargos; Descrição e Avaliação de cargos; Métodos de escalonamento e por pontos.

III) RECRUTAMENTO & SELEÇÃO (CH: 08 horas)

Cenário global: o subsistema, necessidades de contratação; Perfil do profissional de recrutamento e seleção; Recrutamento; Seleção; Ferramentas utilizadas nos processos seletivos; A tecnologia nos processos de recrutamento e seleção; Indicadores de gestão.

IV) AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO (CH: 06 horas)

Por que avaliar pessoas nas organizações; Os vários tipos de avaliação; A escolha do modelo de avaliação; O instrumento de avaliação; O processo de implantação da avaliação de desempenho; O que fazer com os resultados; A construção do PDI – planos de desenvolvimento individual.

V) TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO (CH: 10 horas)
Treinamento X Desenvolvimento; A evolução do papel do treinamento; O processo de treinamento; Metodologias de treinamento e desenvolvimento; Avaliação de treinamento – Metodologia; Planejamento anual de treinamento e desenvolvimento.

VI) REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS (CH: 06 horas)

Estruturas salariais; Como construir uma estrutura salarial; Regionalização; Média, mediana e quartis – posicionamento no mercado; Pesquisa salarial; Roteiro e exemplo de aplicação; Remuneração variável: objetivos e características; metas e indicadores.

VIII) RELAÇÕES TRABALHISTAS (CH: 08 horas) *Participação da instrutora Ariane Mendonça, da Ensicon.

Principais alterações da lei trabalhista – (uma visão geral); E-social – Fundamentos e principais obrigações; Relações de trabalho; A relação de trabalho e a evolução na sociedade; Inovação na relação de trabalho; Fatores importantes na relação de trabalho; Convenção coletiva e acordos; Sindicatos: a representação dos trabalhadores nas empresas; Negociação: Conceito, negociações de rotina, conflitos nas relações de trabalho e habilidades na negociação.


Reservar vaga