A “Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados”, pesquisa da Abras que está em sua 22ª edição, é uma importante ferramenta de planejamento para as empresas supermercadistas enfrentarem o desafio de controlar e prevenir suas perdas.
Na última edição, em 2021, os resultados da pesquisa apontaram um índice de perdas de 1,79% sobre o faturamento bruto do setor em 2020. Esse índice representa um total estimado de R$ 7,6 bilhões e dentre as principais causas estiveram a quebra operacional, 47,9%; furto externo, 16,0%; erros de inventário, 10,2%, erros administrativos, 9,5%; e furto interno, 7,4%.
Para ajudar o setor supermercadista a nortear suas ações e buscar soluções para o enfrentamento das perdas e desperdícios, a Abras está convocando as empresas a responderem o novo questionário, disponível no link https://perdas.abras.com.br/portal.php até o dia 04 de fevereiro.
Com a participação de um maior número de empresas, a entidade espera obter ainda mais subsídios para buscar estratégias e informações que possam auxiliar os supermercadistas a melhorarem suas operações e resultados.
Para segurança, nenhuma das informações fornecidas serão apresentadas isoladamente, apenas em valores agregados já consolidados. A pesquisa será divulgada em abril e as empresas participantes receberão o estudo na íntegra.