O bom funcionamento dos equipamentos de refrigeração depende de uma manutenção preventiva. Por isso, é importante que os supermercados fiquem atentos aos cuidados necessários, de modo a aumentar a vida útil e o desempenho dos aparelhos e ao mesmo tempo garantir a economia de energia.
O sócio-diretor da FG Equipamentos, Gervásio Andreão Júnior, recomenda a limpeza adequada dos equipamentos e da casa de máquina e o acompanhamento das medidas do sistema de refrigeração. “Dessa forma, as lojas evitam que aconteçam avarias e conseguem o uso adequado por parte dos usuários”, observa.
Ele destaca que o intervalo entre as manutenções varia e está relacionado com o porte e tipo de equipamento, podendo ser indicado para acontecer desde diariamente a mensalmente. “A manutenção preventiva colabora para a eficiência do equipamento e como consequência contribui para a economia de energia”, reforça.
Segundo Gervásio, os riscos de falta de limpeza e de manutenção dos equipamentos de refrigeração são muitos, resultando inclusive em prejuízo financeiro. “As vendas podem ficar comprometidas se um equipamento de refrigeração quebrar ou não atingir a temperatura de armazenagem ideal que o produto precisa para ser exposto e comercializado. Isso traz custos, já que serão necessários consertos corretivos. Além disso, o cliente pode até desistir de comprar na loja e não retornar mais por não sentir no confiança na qualidade dos produtos vendidos ali”, ressalta.
No mercado há 37 anos, A FG Equipamentos atua para ser referência em sua área. Com sede em Vitória e uma filial no município de Cariacica, a empresa atende o setor supermercadista capixaba com a elaboração de layouts, projetos completos e fornecimento de equipamentos e peças de manutenção.