O Fesciat - Fórum Espírito-Santense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, coordenado pelo Ministério Público do Espírito Santo retomará seus trabalhos no próximo dia 11 de março, com a realização de sua 22ª reunião.
O encontro será virtual e promoverá debates para implantação e continuidade de ações coletivas em favor do controle dos agrotóxicos na produção agrícola e do combate à comercialização de produtos impróprios para o consumo, a fim de preservar a saúde da população.
A Acaps acompanha o Fórum desde sua fundação, há quase cinco anos, e junto à outras entidades públicas e privadas e empresas da cadeia de produção, distribuição e comercialização de hortifrútis, contribui para a busca de soluções para o problema, enfatizando sempre a importância de ações que se iniciem junto ao produtor rural.
“A rastreabilidade dos hortifrútis, regulamentada pela Portaria Estadual das Secretarias de Agricultura e Saúde em 2017, foi um grande avanço para combater o uso indevido de agrotóxicos. Contudo, confio que com um processo de educação e fiscalização mais forte no raiz do problema, lá na plantação, a população ficará mais segura quanto a aquisição de produtos de qualidade’, opina o superintendente da Acaps, Hélio Schneider.