A primeira convenção da Acaps foi o marco da fundação da entidade. Em 1972, um grupo de empresários se reuniu, liderado por Ozair Zon, para unir forças e tornar o setor de supermercados mais competitivo e eficiente.
A primeira convenção da Acaps foi o marco da fundação da entidade. No dia 23 de março de 1972, um grupo de supermercadistas se reuniu no Clube Libanês, em Vila Velha, para unir forças e tornar o setor mais competitivo e eficiente. A primeira missão da entidade consistiu em divulgar o seu propósito aos donos de supermercados do Espírito Santo, que era proteger a categoria contra os fatores que poderiam impedir ou dificultar seu desenvolvimento.
O período histórico chamado “milagre econômico” (1968-1973) e os efeitos positivos do ICM – Imposto sobre Circulação de Mercadorias, que simplificou o processo tributário vigente na época, permitiu uma expansão do autosserviço no Brasil. O número de lojas supermercadistas passou de 1,71 mil em 1967, para 3,74 mil em 1971.
Na época da fundação da Acaps, chegava ao Brasil grandes redes como o Makro (1972) e o Carrefour (1975) e a Abras – Associação Brasileira de Supermercados, criada em 1968, já fazia um intenso trabalho de representação do setor a nível nacional, consolidando o conceito de supermercado no país.
A Acaps foi a sexta associação estadual interligada à Abras a ser fundada e o presidente escolhido para iniciar sua gestão foi o Sr. Ozair Ricardo Zon, proprietário da extinta Casa do Arroz, um dos primeiros varejos do Estado.
No cenário econômico do Espírito Santo, a década de 1970 representou um avanço das atividades industriais, dado que o PIB capixaba até os anos 1960 era basicamente sustentado pelo setor agrícola, predominantemente pela produção de café. O investimento industrial começou pela metalurgia, através da Companhia de Ferro e Aço de Vitória, seguido do crescimento das empresas de beneficiamento de café e cereais, indústrias têxteis, móveis, bebidas, vestuário e calçados, indústrias de material de transporte e química.
Com a expansão da indústria e a urbanização da população, o comércio capixaba foi crescendo potencialmente e os supermercados foram se desenvolvendo, criando novos formatos de lojas e ampliando a oferta de produtos e serviços. Toda esta transformação foi acompanhada e incentivada pela Acaps, que passou a ser a porta-voz do setor com o Governo, mercado e sociedade local.
À primeira diretoria da Acaps, composta de treze empresários e que atuou entre 1972 e 1975, coube implantar efetivamente a Associação e dar-lhe as diretrizes de atuação, estabelecendo finalidades e caminhos para se desenvolver.
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