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Páscoa deve ser a maior dos últimos dois anos

Há uma boa expectativa para a Páscoa deste ano. Os especialistas acreditam que será a Páscoa com a melhor movimentação desde 2020, graças ao avanço da imunização da população, a consequente queda do número de casos de Covid-19 e a flexibilização do isolamento, permitindo a retomada dos encontros com amigos e familiares.

Um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) mostrou que as gôndolas vão receber 399 itens para o período, sendo 150 lançamentos. O número representa um crescimento de 58% em comparação com 2021. E entre as marcas, somente a Lacta espera um aumento de 10% nas vendas.

O presidente da Abicab, Ubiracy Fonsêca, destacou que a recuperação do setor está relacionada com a sua capacidade de adaptação. “O Brasil possui uma das maiores Páscoas do mundo e pode ser celebrada de diferentes formas e sabores. Como estamos no terceiro ano da data com o cenário de pandemia, as indústrias já possuem planejamentos dentro desse cenário”, explicou.

O economista Fábio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), citou que, enquanto em 2019, antes da pandemia, o faturamento atingiu R$ 2,3 bilhões, em 2020 caiu para menos de R$ 1,7 bilhão. “Apesar da recuperação em 2021, é para 2022 que está projetada uma alta de aproximadamente 1,9% no volume de vendas do varejo, já descontando a inflação. A inflação e a alta do dólar influenciam a data, considerando a importação de produtos típicos da Páscoa, mas a valorização recente do real é um aspecto positivo nessa história”, ressaltou.

Neste panorama, o e-commerce se destaca por seu crescimento expressivo. Antes da pandemia, 4% das vendas do varejo eram on-line. Hoje, o percentual é de 10%.

Sobre a alta nas importações, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, pontuou que o volume de importação de produtos típicos costuma ser um importante indicativo da expectativa do varejo para a data. “Ainda não alcançamos a recuperação plena, mas o crescimento mostra que seguimos no processo de retomada”, afirmou. 

A Cadis Distribuidora, que atua fornecendo produtos como ovos de Páscoa e chocolates, azeite, atum e sardinha para os supermercados capixabas, destacou que os estabelecimentos adquiriram volumes acima do ano passado para abastecer as lojas. “Tivemos uma procura muito boa. O incremento nas vendas foi acima dos dois dígitos em todas as linhas. Destaque para os ovos de Páscoa Tortuguita, o azeite Andorinha Extra Virgem e o atum Gomes da Costa”, informou o diretor Marcio Dias.

Segundo Marcio, como em todos os anos, a Cadis trabalha em parceria com seus fornecedores, ofertando aos clientes excelentes produtos e condições comerciais diferenciadas. “Além disso, realizamos um trabalho de exposição nos pontos de venda com materiais de merchandising e execução que geram grande impacto nos consumidores, aumentando o giro de nossos produtos”, comentou.

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