Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Supermercados fortalecem cultura da torta capixaba

Torta capixaba, do Beco do Siri, na Ilha das Caieiras. Crédito: Edson Chagas

Uma mistura de culturas originou o que hoje conhecemos como torta capixaba. A criação desse prato tradicional da culinária do Espírito Santo envolveu hábitos de indígenas, africanos e colonizadores europeus ao ser preparado com diversos frutos do mar, como bacalhau, siri, camarão, ostra, sururu e palmito, dependendo do gosto e preferências da família.

Consumida normalmente na Semana Santa, a torta tem admiradores por todo o Estado. E para atender a clientela, há supermercados que se dedicam na produção do prato no período.

No São José, o produto está disponível nas seis lojas da rede, localizadas em Vitória, Vila Velha e Serra. O supermercado iniciou a produção no último dia 4 de abril e irá finalizar as confecções nesta sexta-feira (15 de abril). A torta comercializada nos estabelecimentos é completa e leva bacalhau, camarão, siri, sururu e palmito fresco. Especialmente nesta quinta e sexta-feira (14 e 15 de abril) será disponibilizada também a opção de torta sem sururu.

De acordo com o encarregado de loja do Supermercado São José, Thiago de Oliveira Antunes, a procura pela torta é grande todos os anos. “No ano passado vendemos mais de meia tonelada de torta. A maioria das pessoas procura pela torta completa mesmo porque é a tradição. Todo mundo já conhece”, afirmou.

O proprietário da empresa, José Henrique Murad Neffa, destacou que o supermercado faz a venda da torta há cerca de 30 anos. A família dele costumava fazê-la em casa e para o restaurante que tinham na época, e resolveram repassar esse costume também para o supermercado, o que foi um sucesso.

“A torta tem importância cultural. Ela veio da minha avó, que fazia essa torta, e passou para meu pai. Acredito que se a gente não vendesse esse produto, o costume iria diminuir, porque poucos jovens fazem essa torta, que é muito trabalhosa. Desde que me conheço por gente me lembro da torta. Estamos mantendo essa tradição e não deixa de ser um motivo de orgulho para nós”, ressaltou José Henrique.

Sabor com amor

No Supermercado Falqueto, a torta está sendo comercializada na loja do centro da Serra às quartas e sextas-feiras, sendo encontrada em tamanho pequeno. A empresa também está aceitando encomendas para a Semana Santa de torta de todos os tamanhos, até quinta-feira (14 de abril).

Durante o período da Quaresma, o supermercado produz a torta de palmito com bacalhau, e na Semana Santa oferece também a torta de repolho com sardinha, que tem uma boa aceitação no município. Já faz cerca de 10 anos que o Supermercado Falqueto produz tortas neste período, de acordo com a diretora e proprietária do supermercado, Filomena Falqueto Brettas.

“A torta faz parte da cultura capixaba e que a gente como supermercado reforça. As pessoas trazem isso no DNA, e não queremos perder também. É um ritual, em que muitas famílias se reúnem para fazer a torta. Mas, há aqueles filhos que não dão conta de participar, devido ao trabalho e ao tempo, e acabam encomendando, só para não perderem esse vínculo. É sabor com amor”, ressaltou Filomena.

BOTÃO-NOTICIAS-SITE

Outras Notícias