Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Especial Dia Mundial do Trabalho: Supermercado, muito mais que um local de compra

Celebrado anualmente em 1º de maio em diversos lugares do mundo, o Dia Mundial do Trabalho, ou Dia do Trabalhador, homenageia a luta dos trabalhadores por melhores condições trabalhistas e serve de reflexão sobre as conquistas adquiridas ao longo da história e aquelas que ainda estão em pauta.

O setor supermercadista, além da função de abastecimento da população, tem sido um dos pilares para a geração de emprego e renda no Brasil, sendo porta de entrada de muitos jovens no mercado de trabalho, seja na área de atendimento, vendas ou administrativa, em grandes, médias ou pequenas redes.

Segundo o Mapa dos Empregos no Setor de Supermercados, realizado pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) em conjunto com a consultoria Future Tank, os supermercadistas foram os maiores geradores de empregos no país nos últimos anos, com 156.120 novos postos gerados, sendo 57.214 novas vagas, em 2020, e 98.906, em 2021. O setor também foi responsável por 6,1% do total de novos postos de trabalho no período 2020/2021.

Para o presidente da Acaps, Fábio Dalvi, o trabalho em redes de supermercados é o primeiro emprego formal de muitas pessoas, desenvolvendo experiências e habilidades no contato com clientes, relacionamento com distribuidores e negociações com fornecedores e prestadores de serviço. “A importância econômica e social do nosso setor para o trabalhador é muito grande. Somente no Espírito Santo, geramos mais de 50 mil empregos diretos em mais de 1,5 mil lojas”, afirma.

Dalvi destaca que as redes supermercadistas são receptivas aos aprendizes e jovens trabalhadores e tem grande contribuição na formação da mão de obra. “Por sermos majoritariamente compostos por empresas capixabas e familiares, acabamos formando, não só os aspectos objetivos e técnicos dos profissionais, como os subjetivos relacionados à formação de valores e comportamento”, destaca.

O superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Previdência no Espírito Santo, Alcimar Candeias da Silva, concorda que o setor é de fundamental importância nas questões relacionadas ao trabalho, emprego e renda, nitidamente, um dos segmentos que mais emprega no país e gera oportunidades aos jovens, especialmente na condição de aprendiz ou em seu primeiro emprego.

Ele afirma que nas inspeções realizadas pela auditoria fiscal do trabalho tem sido observado que os níveis de conformidade em relação à legislação trabalhista vêm se mostrado com crescentes melhorias, especialmente no reconhecimento das relações de trabalho, com a formalização dos vínculos e contratações diretas, que garantem os direitos sociais e previdenciários dos trabalhadores.

“Nos últimos anos, observamos uma importante evolução em relação às condições nos ambientes de trabalho, especialmente no cumprimento das normas de segurança e saúde, o que objetivamente importa em uma condição mais favorável e adequada aos trabalhadores. A primarização dos postos de trabalho também se mostra de suma importância para o setor, ofertando melhor qualificação, redução do turnover, maior igualdade das condições ofertadas, evitando-se a precarização e a necessária garantia do trabalho digno, seguro e saudável aos trabalhadores”, completa.

Valorização de quem é “prata da casa”

O desenvolvimento profissional é um valor que recebe uma atenção especial dos supermercadistas capixabas. No Grupo Carone, com aproximadamente 4.200 profissionais distribuídos em 18 unidades, a valorização dos profissionais se dá por meio de diferentes aspectos, como treinamentos comportamentais e técnicos; espaços de vivências em todas as unidades; acolhimento de colaboradores com dificuldades na operação; desenvolvimento dos líderes; programas de incentivo; ações de endomarketing; entre outras iniciativas.

A gerente de Gestão de RH Ana Paula Ferreira, explica que, somente em 2021, foram cerca de 2.126 novos colaboradores admitidos no Grupo Carone. “O avanço do Grupo Carone está intimamente relacionado à valorização dos nossos colaboradores. Buscamos talentos que tenham adequação comportamental às nossas vagas, ou seja, que tenham nossos valores éticos e morais. Priorizamos candidatos com responsabilidade, maturidade, comprometimento e vontade de crescer. A parte técnica, estamos muito dispostos a ensinar”, afirma.

Ana Paula destaca que as oportunidades de crescimento dentro do Grupo têm crescido a cada ano, com os talentos sendo observados e sinalizados pela equipe de Recrutamento Interno (RI). “Desde a entrada do colaborador, indicamos que temos diversas oportunidades, dependendo apenas dele alcançar seus objetivos profissionais. Mais de 80% dos nossos gestores são oriundos de RI, iniciando em cargos de base e, com o apoio das gestões e do RH, vão evoluindo profissionalmente e alcançando cargos mais elevados”, completa.

No Grupo Coutinho, detentor das marcas Extrabom, Extraplus e Atacado Vem, os 5.768 funcionários compõem 120 cargos nas mais diversas áreas. A diretora de Gente e Gestão Fabiana Gonçalves Vieira enfatiza que é característica da organização valorizar os “prata da casa”, buscando sempre o desenvolvimento dos colaboradores e priorizando as promoções internas antes de procurar os profissionais no mercado.

“Essas ações são suportadas pelos programas de desenvolvimento de habilidades e competências, para que os colaboradores estejam prontos quando as oportunidades surgirem. Exemplo disso é o nosso grupo de gerentes de loja, em que 48% foi formado em nosso Programa de Trainee. Alguns deles, inclusive, entraram como aprendizes”, finaliza. 

BOTÃO-NOTICIAS-SITE

Outras Notícias