Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Pesquisa de Prevenção de Perdas em supermercados é reformulada pela Abras

Depois de mais de duas décadas apurando as perdas no varejo supermercadista, a Associação Brasileiras de Supermercados (ABRAS), lançou um novo olhar sobre uma das mais tradicionais pesquisas realizadas pela entidade e que ajuda o setor supermercadista brasileiro a se autoavaliar, a compreender em que momento se encontra e identificar oportunidades de melhoria.

A mudança foi anunciada no segundo dia do evento Smart Market, em 28 de abril, que contou com a realização do Fórum de Eficiência Operacional, nova designação do antigo Fórum de Prevenção de Perdas. O evento também divulgou a implantação do Comitê de Eficiência Operacional, que substitui o Comitê de Perdas e Desperdícios da ABRAS.

O vice-presidente de Ativos Setoriais da ABRAS, Rodrigo Segurado, anunciou a nova visão e a abordagem da pesquisa de avaliação de perdas, que agora passa a sinalizar o nível de eficiência operacional das empresas.

Na opinião do vice-presidente, o setor precisa perseguir, a cada dia, mais eficiência, mas tratar disso de forma propositiva e positiva e não simplesmente diagnosticar aquilo que é perdido ou desperdiçado. “Entenda-se eficiência operacional do negócio, da empresa, não apenas da área de operações. Eficiência operacional tem uma amplitude de conceitos maior do que simplesmente perdas e desperdícios”.

Ele explicou que ao longo do tempo a ABRAS mediu as perdas que registravam algo em torno de quase 2% do faturamento, e ponderou que a boa notícia é que o setor é 98,13% eficiente e que por isso, a partir de agora, a ABRAS está ressignificando o conceito para eficiência operacional.

Alguns números dentro do Mapa de Oportunidades de Ganho de Eficiência foram apresentados na ocasião, compondo a nova abordagem da pesquisa e oferecendo algumas alavancas e oportunidades de ganho de eficiência, como quebra operacional, que registrou 57%, desvio operacional, com 28%, e erros administrativos, com 15%.

BOTÃO-NOTICIAS-SITE

Outras Notícias