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Nextop e Enxuto lançam o primeiro carrinho inteligente da América Latina

Nessa terça-feira (03), foi lançado o primeiro Smart Cart do Brasil e da América Latina. O carrinho de compras inteligente foi disponibilizado, primeiramente, para os clientes do Enxuto, supermercado com seis unidades no interior paulista, em Campinas (SP). O carrinho que identifica, soma e recebe o pagamento das compras é uma parceria do Enxuto com a Nextop e a Arius Sistemas.

Com muita tecnologia, o carrinho inteligente desenvolvido pela Nextop, empresa do segmento de tecnologia, segurança e prevenção de perdas, é equipado com uma tela touch screen e um leitor de código de barras, onde o cliente pode acompanhar todo o processo de compra, fazer o checkout e o pagamento. Além disso, o carrinho conta com cinco câmeras e a primeira balança móvel do Brasil, que monitoram o que é colocado e tirado durante as compras, garantindo a segurança e a prevenção de perdas.

Dentro da loja do Enxuto, os carrinhos têm uma saída especial pela frente do caixa. “Estamos oferecendo para nossos clientes uma nova experiência de compra inovadora e única dentro do Enxuto. Os carrinhos inteligentes trazem tecnologia e autonomia para o consumidor que pode comprar tudo o que precisa de maneira independente. Investir em tecnologia e na experiência do nosso cliente é muito importante para o Enxuto. Todo o desenvolvimento do carrinho foi realizado tendo o consumidor no centro das decisões. Esse projeto está alinhado a nossa estratégia omnichannel e materializa o conceito Phygital proporcionando a integração física e digital, oferecendo uma melhor experiência de compras aos clientes”, comenta Bruno Bragancini Junior, diretor-presidente do Grupo Enxuto.

Com investimento de R$ 8,5 milhões pela Nextop, a operação começa com oito carrinhos na loja Enxuto John Boyd, em Campinas (SP), mas deve ser ampliada para as lojas de Piracicaba e Limeira, ambas no interior de São Paulo. Hoje o número de carrinhos inteligentes atinge 2% do total de carrinhos do Supermercado Enxuto, mas de acordo com Bruno Bragancini, o objetivo é que esse número chegue em 10% até final de 2022.

De acordo com Juliano Camargo, CEO da Nextop, as possibilidades são infinitas para o trade marketing e em breve será possível, por exemplo, passar com o carrinho em frente a uma prateleira e um aviso aparecer na tela avisando o consumidor de alguma promoção ou mesmo oferecendo a ela algo dentro do seu perfil de compra está ali disponível. O carrinho também pode ser utilizado para dar apoio para operação de e-commerce, uma vez que ele é mais preciso auxiliando o colaborador na montagem dos pedidos online. “Até hoje, o monitoramento individual de cada cliente era resumido ao relatório final de sua compra, ou seja, o ticket identificado. Com o Smart Cart, rompemos essa barreira e conseguimos monitorar todo o circuito de compra do cliente na loja física. Saímos da era do ticket identificado para a jornada identificada de ponta a ponta”, ressalta Juliano Camargo.

Já para Rogério Alegrucci, Diretor Executivo da Arius Sistemas, empresa que concilia softwares e hardwares aos varejistas, integrar a tecnologia ao projeto é muito importante, tendo em vista a revolução na experiência do cliente e a redução do atrito durante a jornada de compras. “A proposta do carrinho inteligente vem de encontro a tendência da criação de novas experiências que permitem ao consumidor manifestar novas atitudes e emoções. Isto leva a mudanças de comportamento que, quando compreendidas, geram mais valor ao negócio”, pontua.

Fonte: Super Varejo

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