Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Acaps e associados conversam sobre cumprimento da portaria da rastreabilidade

Na última sexta-feira, 27, a Acaps reuniu seus associados, diretores e assessoria técnica para debater assuntos importantes e diretamente ligados ao setor supermercadista.

Na ocasião, Flavia Barbosa, nutricionista que integra a Comissão de Alimento Seguro do Fórum Estadual de Combate aos Agrotóxicos (Fesciat), orientou os associados sobre a importância do cumprimento da Portaria 001-R/2017, que trata da rastreabilidade de frutas e hortaliças que são comercializadas nos estabelecimentos.

Ela explicou que, por conta da pandemia, as normas deixaram de ser cumpridas como deveriam em algumas situações, e como a rastreabilidade é algo que diz respeito aos interesses e à saúde do consumidor, os cuidados precisam ser mantidos pelo comércio.

Aproveitando a participação da representante da Comissão, o vice-presidente, João Falqueto, e o superintendente da Acaps, Hélio Schneider, levantaram alguns pontos que merecem a atenção dos órgãos públicos e do Fesciat, como as fiscalizações em feiras livres e em produtores de hortifrútis, tratando do problema em sua origem. Hélio questionou ainda a falta de laboratórios no Estado do Espírito Santo para a realização das análises dos produtos, o que traria mais agilidade nos processos de adequação.

Na reunião também foram trazidos outros assuntos, como o fim do estado de emergência da Covid-19 e atualizações dos trabalhos do GTFAZ, grupo de trabalho organizado pela Secretária Estadual da Fazenda, do qual a Acaps participa junto com outras entidades de classe, e que debate temas tributários diversos.

A ata da reunião já está disponível aos associados pelo link abaixo:

>> ATA – REUNIÃO ON-LINE ASSOCIADOS ACAPS_27.05.2022

BOTÃO-NOTICIAS-SITE

Outras Notícias