Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Fórum de Agrotóxicos reúne dados sobre análises de alimentos

Através de uma planilha consolidada, a Comissão de Alimento Seguro do Fesciat, Fórum Espírito-Santense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, reuniu mais de 363 análises de alimentos coletados no comércio do Espírito Santo de 2017 até 2022, com identificação da qualidade dos produtos em relação ao nível e tipo de agrotóxicos neles encontrados.

O documento é fruto de um trabalho de sistematização destes dados, feito por um grupo de técnicos das vigilâncias sanitárias de Vitória e Cariacica, do Incaper, da Secretaria Estadual de Agricultura e da Distribuidora Pomar, empresa fornecedora de frutas e verduras aqui do Estado e associada à Acaps. As análises foram realizadas a partir das coletas de alimentos em diversos supermercados e no Ceasa pelos Programas de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, e também pelas coletas feitas por intermédio de termos de ajustamento de conduta firmados com varejistas e distribuidoras de produtos agrícolas.

Um resumo dos resultados dispostos na planilha foi apresentado na última reunião do Fesciat, ocorrida no dia 20 de maio, virtualmente. Na ocasião, foi destacado a importância do documento para melhor conhecimento dos níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos de origem vegetal que chegam à mesa do consumidor, de forma que possam ser desenvolvidos projetos mais específicos para combater o uso indevido de produtos químicos na produção agrícola.

BOTÃO-NOTICIAS-SITE

Outras Notícias