A R-Dias Assessoria para Varejo concluiu mais uma edição do curso “Comercial Eficiente”, que contou com o apoio da Acaps e preparou gestores de compras e diretores de supermercados para enfrentar os desafios do mercado, com métodos, técnicas e abordagens que permitem elevar os patamares de gestão e desempenho das equipes. O treinamento de alta performance é personalizado para supermercados, com uma metodologia que envolve interação com casos reais e abordagens práticas do varejo, com diversos cases do setor.
Esta foi a segunda turma da capacitação e reuniu 54 participantes de várias regiões do país, inclusive do Espírito Santo. O curso foi ministrado em cinco módulos, que abordaram os temas: “Gestão de categorias, apoiando a estratégia”; “Pricing, alavancando os resultados”; “Sortimento”; “Gestão estratégica de ofertas”; “Para além do JBL, alianças estratégicas entre indústria e varejo”. Os encontros ocorreram a cada quinze dias, entre 12 de abril e 10 de junho, em ambiente virtual.
O CEO da R-Dias, Alexandre Ribeiro, destaca que a dinâmica das discussões dos temas foi muito rica, especialmente pelo fato da qualificação contar com um conteúdo técnico muito profundo, que orienta para como fazer. De acordo com Ribeiro, isso permitiu que discussões mais aprofundadas pudessem ocorrer, considerando a realidade prática dos participantes.
“Os melhores feedbacks que tivemos foram a participação e os questionamentos dos alunos que, a cada encontro, demonstravam que já estavam colocando em práticas os ensinamentos recebidos, o que nos deixou com uma sensação prática muito positiva durante o treinamento pelo seu potencial de gerar resultados. O nível de avaliação do curso também foi muito alto, sendo superior a 97% de avaliação positiva pelos alunos”, afirma Alexandre Ribeiro.
Para o gerente Comercial e Marketing no Supermercado Perim de Cachoeiro de Itapemirim, Oseias Santana Ferreira, o curso conseguiu simplificar os processos utilizando uma linguagem simples e de fácil assimilação. “Estou inserido no contexto de supermercado há 20 anos e essa capacitação agregou muito na minha bagagem profissional. O curso é um excelente custo-benefício e atinge toda hierarquia do nosso segmento”, disse.
O gestor destaca que qualificações como esta são fundamentais no contexto atual, com elevada competitividade, inflação e incertezas econômicas. “A imersão do gestor em todo contexto do negócio se tornou impreterível. O foco da capacitação é maximizar resultado, gerar desafios e quebrar alguns paradigmas, e essa proposta pode ser uma das melhores motivações para quem participa do curso”, afirma.
O gerente ainda relata que já está aplicando os ensinamentos adquiridos em sua prática diária, com um levantamento de indicadores para construir um diagnóstico e implementar novas ações de curto, médio e longo prazos. “O curso nos permitiu criticar até mesmo as boas práticas e resultados alcançados, demonstrando claramente que podem ser melhorados. Temos total interesse de melhorar ou incluir os principais processos citados, como: melhorias na pesquisa e análise de CRM, mensuração de resultados, pricing, calendário de revisão de categoria/sortimento, calendário de avaliação de fornecedor, gestão de ofertas e evoluir com os parceiros fornecedores”, completa Oseias Ferreira Santana.