O workshop on-line Operação de Supermercados – Ferramentas de Planejamento para Gerentes e Líderes de Setor, realizado nos dias 28 e 29 de junho pela Acaps, contou com a participação de 24 estabelecimentos e um total de 49 pessoas. O curso, ministrado por Fred Gorgulho, professor e sócio-diretor da Leitura Z Consultoria e Treinamentos de Supermercados, ensinou como as ferramentas de gestão podem auxiliar no planejamento e na rotina operacional, melhorando a produtividade.
Durante os dois dias, os profissionais tiveram a oportunidade de aprender e esclarecer dúvidas sobre os seguintes assuntos: Conceitos, definições e cases de sucesso sobre a importância do planejamento no dia a dia; Como aplicar as ferramentas de gestão (SWOT, 5W2H, PDCA, SEIS SIGMA E FIVE WHYS) na rotina de uma loja supermercadista; Como buscar a simplificação, engajamento e monitoramento da execução de processos operacionais e metas da loja; Elaboração e aplicação de metas S.M.A.R.T em setores e nas lojas; e Como gerenciar estrategicamente o tempo, anulando ociosidades e buscando a produtividade da equipe.
Para Waleska Favoreto, supervisora de produção de padaria do BC Supermercados, localizado em Alegre, a capacitação permitiu conhecimentos mais amplos sobre o gerenciamento de diversos processos de um supermercado como gerenciamento do tempo e liderança. “Na minha opinião, liderança e gerenciamento do tempo foram os ensinamentos mais relevantes do curso. Um líder tem o poder de motivar a sua equipe. Ele mostra a direção a ser seguida e caminha junto. Por isso, ele não apenas conduz pessoas, mas as inspira. E, atualmente, uma das soft skills que a maioria das empresas buscam é ter espírito de liderança”, ressaltou.
Sobre a gestão do tempo, Waleska afirma que ela deixou de ser uma disciplina de controle e passou a ser fundamental para o equilíbrio, tanto da vida pessoal quanto profissional. “Usar ferramentas adequadas de gestão do tempo promove melhor qualidade de vida, relacionamentos mais saudáveis e maior produtividade”, afirmou.
Waleska destacou a prática 5 Why's (5 porquês em português), ferramenta de gestão que ela já conhecia, mas ainda não aplicava. “É indicada para encontrar a raiz de um problema e através do curso foi possível utilizar essa ferramenta de gestão no setor do hortifrúti do supermercado. Atualmente, a empresa está com um projeto de reaproveitamento de FLV (frutas, legumes e verduras), visto que esse setor é responsável pelas maiores perdas em um supermercado”, relatou a supervisora.
Jonathan Dalcin Lemos, gestor da Rede Show Express, no município de Castelo, aprovou o conteúdo do workshop e enxergou muitas possibilidades de aplicação na empresa. Entre os ensinamentos ele cita a Tríade do Tempo. “Dessa forma, conseguimos ver e ajustar o que estamos fazendo da vida por completo. Além disso, achei interessante a ferramenta 5w2h. Vamos nos preparar para implantá-la na loja”, afirmou.