Especial: Dia do Panificador - 08 de julho
O presidente do Sindipães (Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo), Ricardo Augusto Pinto, destaca que o Espírito Santo é hoje uma referência para o Brasil quando se fala em organização e união do setor de Panificação e Confeitaria. Ele afirma que, após um crítico cenário econômico, social e de saúde pública, e que ainda reverbera seus efeitos, o setor de panificação e confeitaria capixaba se mantém firme no propósito de levar produtos de qualidade e contribuir para o desenvolvimento da indústria do Espírito Santo.
“Passamos por um período de grandes dificuldades com as restrições causadas pela Covid-19, mas isso também nos proporcionou adaptação e reposicionamento no mercado, com o desenvolvimento de uma estrutura mais ágil, integrada e enxuta. Por isso, entendo que o cenário atual é de muito mais inovação, conexão com clientes e parceiros e evolução de técnicas, produtos, atendimento e estrutura”, pontua.
De acordo com Ricardo, ano após ano, o setor de panificação tem se fortalecido e avançado por meio da implantação de novas tecnologias, técnicas de preparo e execução, investimentos em cursos de aperfeiçoamento e estratégias digitais. “Assim como para muitos outros setores, os panificadores precisaram renovar suas estratégias nos últimos dois anos. E completaram a tarefa com êxito”, comemora.
Entre os avanços, o presidente do Sindipães cita o controle de produção, o investimento nas vitrines virtuais, a produção de alimentos focada no sabor e na aparência, e a inclusão de mais alimentos frescos, funcionais e saudáveis no cardápio. Importante também o aprimoramento das técnicas de ultracongelamento e massa madre (fermentação natural).
Uma outra grande conquista para o setor é a criação do Curso Superior Tecnólogo de Panificação, o primeiro do Brasil. No curso semipresencial o aluno pode estudar de forma on-line na maior parte do tempo. Implantado em 2021, é voltado a empresários e colaboradores do setor e tem gerado resultados muito positivos para a panificação e confeitaria capixaba.