Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Estoque parado? Saiba como resolver.

Antes de saber como solucionar esse problema no seu supermercado, você precisa ter em mente que estoque parado significa que há uma certa quantidade de um determinado produto estocado há mais tempo do que o previsto ou planejado.

O estoque parado pode gerar muito prejuízo, afinal, trata-se de um capital investido nestes materiais que ficaram retidos, não foram vendidos nem utilizados na cadeia produtiva.

A gestão eficiente do estoque é a chave para a solução deste problema. E para isso é preciso seguir alguns passos:

1️ - Planejamento

Não há sucesso sem planejamento se tratando de estoque. Para manter o fluxo saudável, contínuo e na medida exata da demanda, é necessário planejar. Fique atento a fatores como datas comemorativas ou período de festas que podem aumentar ou diminuir a procura por determinados produtos.

2️ - Inventário

O inventário de itens é uma etapa primordial de uma gestão de estoques eficiente. Equivale, basicamente, à contagem dos itens estocados para compará-los com o que está registrado.

Essa etapa é crucial e funciona como uma “prova real” do método de contagem e armazenamento de dados. Essas informações servem como base para a tomada de decisões sobre compra ou ações promocionais, por exemplo.

3 - Software de gestão de estoque

O uso de plataformas na gestão de estoques é comprovadamente eficaz. Elas otimizam o acompanhamento do estoque, auxiliam na logística e nos controles, estimulam a integração de dados entre setores e geram relatórios de gestão úteis para a tomada de decisões estratégicas

4 - Promoções

Para evitar perdas, você pode criar ações promocionais para dar giro aos produtos que estão em grande quantidade. Descontos progressivos ou ações de pague 2 e leve 3 costumam ser bem atrativos ao consumidor.

BOTÃO-NOTICIAS-SITE

Outras Notícias

?>