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Memórias Acaps: Ano 2000: Década de grandes conquistas para o setor

Dando sequência aos fatos marcantes da história do setor supermercadista no Estado e no Brasil, a Acaps chega ao ano 2000. Nessa década, uma das grandes conquistas foi a Lei de Precificação, obtida na gestão de Luiz Coelho Coutinho como presidente da Acaps (1999-2002).

No período, o Estatuto da Acaps foi modernizado, a presença da entidade no interior foi considerada uma prioridade e as convenções anuais do setor supermercadista ganharam um maior envolvimento de empresários e profissionais. Destaque ainda para a aproximação com o poder público e a participação em discussões importantes como a inserção de pessoas com deficiência no dia a dia dos supermercados, a segurança pública e o ICMS.

Nacionalmente, o setor vivia a disseminação do uso da internet entre os supermercados. Já em 2002 se dava o início das comemorações dos 50 anos dos supermercados no Brasil.

Em seguida, foi a vez de João Carlos Devens presidir a Associação capixaba. O empresário esteve à frente da entidade por duas vezes (2003 - 2006 e 2011 - 2014). A primeira gestão teve entre os seus feitos a manutenção dos créditos da cesta básica em 7% e a redução da base de cálculo nas saídas de produtos de perfumaria. Essas foram duas conquistas que tornaram os supermercados mais competitivos.

Em 2004, por solicitação da Abras, uma outra vitória do setor. A Cofins passa a incidir sobre o valor agregado e não mais sobre as vendas. Além disso, a entidade consegue a aprovação e a regulamentação da Lei das Etiquetas.

Em 2007, quem assume a Acaps é Waldês Calvi, que ficou à frente da Associação até 2010. O então presidente focou na continuidade das ações de seus antecessores, na capacitação do setor e no chamado para que os empresários investissem na melhoria das práticas gerenciais. A Acaps apostou no período em um novo site e em um sistema próprio de gestão.

No Brasil, em 2007, o setor vivia o início da ascensão do atacarejo e a regulamentação da abertura dos supermercados aos domingos e feriados.

Em 2008, diante do aumento de compra do consumidor, lojas mais sofisticadas chegam ao País. Nesse mesmo momento, o conceito de self-checkout ganha força no Brasil.

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