Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Segurança de alimentos: rastreabilidade e cooperação em prol da saúde do consumidor

Tema de extrema importância para o setor do varejo, a segurança dos alimentos é destaque em painel da Acaps Trade Show no dia 21 de setembro. O tema “Segurança de alimentos – relações colaborativas em favor da saúde do consumidor” vai destacar os avanços na legislação e nas práticas do mercado.

Na apresentação, às 15h30, no auditório principal da feira, estará a Dra. Isabela de Deus Cordeiro, promotora de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), que enfatizará sobre o papel da rastreabilidade para a garantia do alimento seguro, e a coordenadora da Vigilância Sanitária de Cariacica, Renata Santos Brega, que chamará a atenção para as boas práticas na manipulação de alimentos.

O painel terá ainda um debate final, com a participação do CEO do Extrafruti, Leonardo Venâncio Lourenço, e do presidente da Acaps, Fábio Dalvi.

A reflexão vai enfatizar a importância da colaboração entre produtores, fornecedores, varejistas e agentes reguladores da administração pública para a manutenção de boas práticas, do aperfeiçoamento de processos e da adoção de posturas e políticas que assegurem a qualidade dos produtos ofertados ao consumidor.

“É imprescindível que o setor incorpore as boas práticas no cotidiano de todos os seus colaboradores, pois a sua observância, além de atender a um requisito legal, impacta na credibilidade e continuidade das empresas no mercado. As boas práticas, mais do que uma formalidade, são um investimento. O resultado da sua implantação se traduz em um ambiente de trabalho organizado e limpo, com rotinas de trabalho estabelecidas, com redução do desperdício, sobretudo seguro e capaz de apresentar maior produtividade”, destaca Renata Santos Brega.

Sobre as palestrantes

Isabela de Deus Cordeiro é membro da Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente e Promotora de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo. Coordenadora do Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos e do Fórum Espírito-Santense de Combate aos Impactos de Agrotóxicos e Transgênicos. Mestre e doutoranda em Direitos e Garantias Fundamentais.

Renata Santos Brega é coordenadora da Vigilância Sanitária de Cariacica, mestre em Engenharia Ambiental e especialista em Gestão da Vigilância Sanitária. Membro do Fórum Espírito-Santense de Combate aos Impactos de Agrotóxicos e Transgênicos.

BOTÃO-NOTICIAS-SITE

Outras Notícias