O cliente é a chave para o sucesso dos negócios. Se ele está feliz e satisfeito, as chances que a empresa tem de prosperar e continuar crescendo são grandes. Essa foi a grande mensagem da palestra “Customer Centric: cliente feliz compra mais”, oferecida pelo Senac-ES e ministrada por Suzana Carneiro na Acaps Trade Show.
Segundo a advogada, consultora empresarial e especialista em gestão de pessoas, ao colocar o cliente como centro da organização é fundamental voltar o olhar para o colaborador. Ela defende ser necessário preparar os profissionais, treiná-los e deixá-los a par da missão e da visão da empresa.
Além de capacitar a equipe, Suzana destaca que os colaboradores devem ser valorizados para que tenham senso de pertencimento. Vale, por exemplo, presentear o profissional recém-contratado com um kit de boas-vindas e também apresentá-lo aos demais setores. O empregado deve ter a oportunidade de vivenciar a empresa como um todo. “Atenção também aos profissionais que possuem mais tempo de casa, reforçando com eles o que já sabem”, afirma Suzana Carneiro.
O exercício de avaliar a comunicação é outra atitude fundamental para as empresas. “A comunicação com o cliente precisa ser clara e objetiva. A empresa tem que desenvolver o poder da escuta e ter em mente que o cliente deseja agilidade. Para isso, o colaborador deve ter autonomia para agir, resolvendo problemas simples de forma rápida e evitando aborrecimentos e maiores reclamações”, orienta Suzana.
Ela diz ainda que não importa o tamanho do problema relatado pelo cliente. “O que o cliente diz ao procurar a empresa não deve ser ignorado. É fundamental ouvir e garantir a resolução do problema. Isso não pode ser postergado”, finaliza a consultora.