A Copa do Mundo de Futebol masculino promete esquentar as vendas do comércio capixaba. A expectativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) é que o mundial movimente R$ 33 milhões em negócios.
A análise da Assessoria Econômica da Fecomércio-ES é feita com base nos dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que tem expectativa de faturamento de R$ 1,5 bilhão em todo o país, 7,9% mais que em 2018.
Móveis e eletrodomésticos (35%); artigos de uso pessoal e eletrônicos (22%); vestuário e calçados (21%) e hiper e supermercados (17%) são os segmentos que mais devem gerar vendas no período no Espírito Santo.
Já no setor de serviços, a movimentação de pessoas e o entretenimento geram forte impacto no segmento de bares e restaurantes e outros prestadores de serviços de alimentação para eventos.
As agências de viagens, por outro lado, poderão registrar aumento nos ganhos, porém, o fato de a Copa ser num país distante torna alto o custo de viagem, portanto a expectativa de vendas nesse segmento deverá ser pontual.
Black Friday
De forma geral, a realização de eventos como esse propicia um ambiente bastante otimista, e nesse ano a Copa se somará a outra data importante do segundo semestre para as vendas, a Black Friday, no dia 25 de novembro. A Copa do Mundo de Futebol será realizada no Catar, no Oriente Médio, e ocorrerá entre 20 de novembro e 18 de dezembro.
Horário comercial
Os jogos acontecerão em horários comerciais e o que se costuma ver são os estabelecimentos comerciais fechando mais cedo ou ficando um período do dia sem
funcionamento. Com isso, há uma queda considerável da movimentação de pessoas nas ruas e shoppings. No entanto, a percepção é de que o consumidor se adapta aos horários,
antecipando as compras ou retornando após a reabertura das lojas, o que ameniza os possíveis impactos negativos.