Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Fórum estadual avança em ações para garantia de alimentos seguros

No dia 14 de outubro, em reunião virtual, o Fórum Espírito-Santense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos – FESCIAT, coordenado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo, deu andamento à alguns projetos e ações envolvendo às análises de hortifrútis para verificação de inconformidades em relação ao uso de agrotóxicos em sua produção.

Um dos projetos trazidos ao debate, foi a instalação de um laboratório estadual para realização de tais análises, com o objetivo de agilizar o processo de identificação de produtos impróprios para o consumo e de atuação frente aos elos da cadeia produtiva local. Conforme explanado pelo Sr. Thiago Farias, do IDAF, já foram feitos levantamentos de custos para a instalação e funcionamento do laboratório e um projeto formal será encaminhado ao Governo do Estado do Espírito Santo.

Também foi citado no Fórum a realização de duas palestras na Acaps Trade Show, em setembro, alinhadas com o tema Segurança de Alimentos. Uma das ações, inclusive, contou com apresentações da Coordenadora do Fesciat e Promotora de Justiça, Drª Isabela de Deus, e com a Coordenadora da Vigilância Sanitária de Cariacica, Renata Brega.

Uma outra informação importante anunciada na reunião foi a aprovação das coletas de alimentos nas feiras livres de Cariacica, para encaminhamento às análises laboratoriais. Esta ação, inclusive, já foi defendida pela diretoria da Acaps em outras ocasiões, como sendo primordial para a identificação rápida do produtor que está utilizando agrotóxicos indevidamente em seus cultivos, tratando o problema em sua origem.

O próximo encontro do Fesciat está agendado para 26 de novembro, no ambiente virtual.

 BOTÃO-NOTICIAS-SITE

Outras Notícias

?>