Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Comitê RH discute programa do Governo e planejamento estratégico nas empresas do setor

A 10ª reunião do Comitê RH, realizada no último dia 8, discutiu dois temas importantes para as empresas: o Programa Emprega + Mulheres, do governo federal, e o plano estratégico de gestão de pessoas. As facilitadoras do encontro foram Ariane da Penha Mendonça, consultora trabalhista e especialista em Direito e Processo do Trabalho; e Eluana Windson, consultora de empresas e especialista em diagnosticar as necessidades das organizações, implementando soluções personalizadas.

Eluana orientou os participantes do encontro sobre a importância do plano estratégico de gestão de pessoas. Segundo ela, o Planejamento Estratégico Organizacional é um dos pontos essenciais para adequar problemas encontrados nas organizações. “É uma ferramenta que aponta as medidas positivas que uma empresa deve tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente”, ressaltou.

Considerando isso e com um foco mais específico para o plano estratégico de RH, é necessário ter em mente que as pessoas compõem o capital mais importante de uma organização. “Então, um olhar criterioso sobre as práticas voltadas para a gestão de pessoas é um fator crítico de sucesso, pois, com o plano estratégico e práticas de gestão alinhadas ao planejamento, as empresas poderão potencializar as competências, melhorar a comunicação e o clima organizacional, valorizar as pessoas, elevar a produtividade e, como consequência, reter este importante capital”, explicou Eluana.

Ainda de acordo com a especialista, planejar é a chave, até para saber por onde começar. As ações incluem elencar os elementos que irão compor o plano estratégico de RH, criar um comitê de implantação para estudar cada um dos elementos e promover o engajamento da liderança e mobilização das pessoas. Além disso, cada elemento deve ser implantado de forma gradativa.

De forma mais abrangente o Plano Estratégico de RH poderá conter os seguintes elementos: modelagem do processo de gestão de pessoas com base na ferramenta CANVAS; definição da Visão, Missão e Valores (que devem estar alinhadas com as diretrizes organizacionais, caso estejam definidas); análise do ambiente com base na ferramenta SWOT; definição dos Objetivos Estratégicos, com base na ferramenta BSC; desenvolvimento do Mapa Estratégico; definição dos Indicadores e Metas; e desenvolvimento das ações estratégicas, com base na ferramenta 5W2H.

Já o programa Emprega + Mulheres promove a inserção e a manutenção das mulheres no mercado de trabalho, por meio do estímulo à aprendizagem profissional e de medidas de apoio aos cuidados dos filhos pequenos. A lei que cria o programa e altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi sancionada em setembro.

Por meio do programa, os pais podem ter jornada de trabalho flexibilizada, sendo  beneficiados em questões como prioridade para regime de tempo parcial, antecipação de férias e concessão de horários flexíveis de entrada e saída.


BOTÃO-NOTICIAS-SITE

Outras Notícias

?>