Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Consumo nos Lares Brasileiros encerra o ano em alta de 3,89%

As medidas de estímulo à economia adotadas pelo governo federal sustentaram o Consumo nos Lares Brasileiros ao longo de 2022 e o indicador encerrou o ano em alta de 3,89%. É o maior resultado acumulado desde junho de 2021 quando o indicador atingiu 4,01%.

No cenário macroeconômico, a deflação no preço dos alimentos básicos, o pagamento do pacote de benefícios sociais, o aumento do emprego formal deram impulso ao consumo de forma ainda mais expressiva no último trimestre. No período, o indicador permaneceu em patamar acima de 3%, com altas acumuladas em outubro (3,02%), novembro (3,52%), dezembro (3,89%).

Na comparação com o mês anterior (dezembro x novembro) houve alta de 15,19% no consumo nos lares. Na comparação interanual (dezembro 21 x dezembro 22) a alta é de 6,23%. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado do indicador superou as projeções da Associação Brasileira de Supermercados estimadas entre 3,00% e 3,30% - que foram revistas em agosto após a liberação do pacote de benefícios de cerca de R$ 42 bi pelo governo federal para os programas Auxílios Brasil, Gás, Caminhoneiro e Taxista. Analistas da entidade calcularam, na época, que cerca de 50% do montante seria destinado à compra de alimentos nos supermercados.  O levantamento contempla todos os formatos e canais de venda operados pelos supermercados.

Matéria completam em: https://www.abras.com.br/clipping/noticias-abras/112966/consumo-nos-lares-brasileiros-encerra-o-ano-em-alta-de-389

BOTÃO-NOTICIAS-SITE

 

Outras Notícias