Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Anvisa proíbe venda de pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos

Os supermercados estão proibidos de comercializar todo e qualquer tipo de pomada para trançar, modelar ou fixar cabelos. A medida foi anunciada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na Resolução-RE N° 45, de 9 de fevereiro de 2023, e deve ser cumprida pelos estabelecimentos até que novas decisões sejam tomadas a respeito.

A interdição se fez necessária devido aos casos de cegueira temporária associada ao uso dos produtos e o aparecimento de problemas como ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão e inchaço dos olhos, dores de cabeça e até mesmo queda intensa de cabelo. Enquanto isso, testes e análises estão sendo realizados para concluir a investigação sobre os registros de intoxicações.

Há problemas registrados em várias partes do País e que aconteceram, principalmente, após os usuários das pomadas terem contato com água, fazendo com que a pomada escorresse e entrasse nos olhos.

De acordo com superintendente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Hélio Schneider, as empresas devem ficar atentas e cumprir o que determina a resolução. “As vigilâncias sanitárias vão fiscalizar e adotar as medidas necessárias para evitar que esse tipo de produto circule. A Acaps também está atenta e irá informar os associados sobre as novas definições”, afirma.

 BOTÃO-NOTICIAS-SITE

Outras Notícias