Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Mulheres estão cada vez mais preparadas para o papel de líder nas empresas

Comemorado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é uma data importante para exaltar não só a figura feminina e todas as conquistas obtidas ao longo dos anos como também um bom momento para refletir sobre a mulher no mercado de trabalho e o incentivo à liderança feminina nas organizações. O assunto, inclusive, será tema da próxima reunião do Comitê RH, marcada para o dia 14 deste mês, e que destacará o Programa Mulheres na Liderança, do IEL-ES (Instituto Euvaldo Lodi).

Criado para ajudar as profissionais a desenvolverem e aperfeiçoarem a característica da liderança, o programa foi lançado neste ano e surgiu da necessidade de dar luz aos desafios das mulheres no mundo corporativo, principalmente ao ocuparem cargos de liderança. “Precisamos nos manter atualizadas ao cenário, que exige conhecimento em amplitude, indo desde a inovações tecnológicas aos comportamentos contemporâneos. Tudo isso somado à complexidade de ser mulher em uma sociedade com características tão patriarcais”, comenta Flávia Santos, coordenadora de Negócios do IEL-ES.

Segundo Flávia, o futuro é agora, sendo necessário o exercício de uma liderança consciente, que seja capaz de perceber quem está dentro da organização e a sociedade como um todo. “Precisamos priorizar ambientes diversos, humanos, inclusivos, comprometidos com resultados, mas, sobretudo, comprometidos com pessoas”, afirma.

É dessa forma que o programa veio apoiar as mulheres, tendo como facilitadoras outras mulheres com alta experiência de vida e de mercado. “É um espaço de troca entre mulheres, no qual podemos colocar e ouvir experiências diversas e embasar nossas soluções em teorias e estudos reconhecidamente sérios”, destaca Flávia Santos.

Presença forte na Acaps

Consciente do valor feminino, a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) tem um quadro interno formado por 14 mulheres e apenas um homem.

Do total de profissionais, quatro ocupam cargos de liderança atualmente e integram o time da entidade há mais de 15 anos.

terezinha_perfil

Terezinha Aparecida Martins Borges, coordenadora Financeira e de Departamento Pessoal

Terezinha Aparecida Martins Borges, coordenadora Financeira e de Departamento Pessoal, está na Associação há quase 30 anos e começou como assistente financeira. Inicialmente ela foi contratada para um trabalho temporário ao cobrir uma licença-maternidade. Ficou e não saiu mais.

Desde então, ela acompanhou muitos presidentes passarem pela entidade. Foi na gestão de Luiz Coutinho que a Acaps passou por uma reestruturação e ela assumiu o cargo de líder do setor financeiro, onde está até hoje.

Para Terezinha, a palavra que a define no trabalho é superação. “Além do conhecimento que fui adquirindo na função anterior, contei com a fé em Deus que me encheu de coragem, persistência, pés no chão e uma boa dose de equilíbrio para encarar os desafios sem perder a minha essência”, afirma.

ACAPSPOSSE161220_FNLS - (10110)

Jaqueline Monteiro Bourguignon, Gerente de Marketing e Vendas da Acaps

Já Jaqueline Monteiro Bourguignon, gerente de Marketing e Vendas, acaba de completar 28 anos de serviços prestados à Acaps. Ela começou na entidade como secretária e conta que cresceu com muita dedicação ao trabalho. “Fui buscando sempre ampliar meu conhecimento e aprimorar minha qualificação profissional, com força de vontade e ânimo, mesmo diante das adversidades que enfrentei ao longo da minha trajetória”, diz.

Ela ressalta que é uma grande vitória ter chegado onde está. “Sabemos que para nós, mulheres, é sempre mais trabalhoso, exige maior esforço e empenho e mesmo assim não há garantia de alcançar o objetivo”, opina Jaqueline.

Na Acaps desde 2006, Adriane Avide, hoje coordenadora de Capacitação e Comunicação, também iniciou como secretária. Em seguida, assumiu a organização dos treinamentos e a produção de informativos da entidade. Como o seu cargo atual não existia, propôs um plano de trabalho para o superintendente, de modo a aprimorar os setores de Comunicação e Capacitação.

 ACAPSTRADESHOW2022EQUIPEACAPS_FNLS - (10060)

Adriane Avide, Coordenadora de Capacitação e Comunicação

“Nos últimos anos fizemos três contratações de pessoas para o setor, adotamos uma série de investimentos em novas tecnologias e serviços de comunicação, e ações para promover a aprendizagem e desenvolvimento dos associados”, orgulha-se.

Ela afirma que todas as competências e habilidades que hoje possui são fruto de uma busca constante por novos aprendizados e pela possibilidade de colocá-los em prática no dia a dia. “Infelizmente, ainda são poucas as mulheres que têm oportunidades de crescimento profissional ou de exercerem a carreira que realmente sonham em exercer. Estar em um cargo de liderança, que foi alcançado com muito esforço e empenho, é para mim motivo de muito orgulho e também de gratidão pelos que me apoiaram neste caminho e acreditaram em meu potencial”, destaca.

ACAPSTRADESHOW2022EQUIPEACAPS_FNLS - (10151)

 Marcela Nunes Ramos, Gerente Operacional e Processos

A outra líder é Marcela Nunes Ramos, gerente Operacional e Processos, que entrou na Acaps em 2005 como secretária da Superintendência e responsável pela manutenção do cadastro. Em pouco tempo de casa surgiu a oportunidade de atuar também na comercialização de estantes da feira da Acaps, função que ela abraçou e na qual se destacou, fazendo com que fosse promovida a gerente Comercial.

“A equipe foi aumentando e as atividades e responsabilidades também, principalmente no apoio à Coordenação Geral do evento, prestadores de serviços e equipe. Diante da necessidade de mudanças na forma de trabalho por conta da pandemia, de reorganização da equipe e de tornar as áreas mais produtivas, aproveitando os conhecimentos e a capacidade técnica de cada um, passei para a função de Gerente Operacional e Processos. “É algo que significa muito para mim, principalmente como uma mulher preta, vindo de um universo onde nossas opções já estão normalmente ‘preestabelecidas’, ocupando cargos de níveis inferiores”, avalia.

Três mulheres na diretoria da Acaps

As mulheres também estão presentes na diretoria da Acaps. Na gestão do atual presidente Fábio Dalvi (biênio 2023-2024), ocupam espaço de destaque Fernanda Nolasco Vieira e Lorena Fialho Calvi, que atuam como diretoras, e Daniela Maria Rezende, como Conselheira Fornecedor.

Para Lorena, que é compradora do Supermercado Calvi, são inúmeros os desafios enfrentados pelas mulheres todos os dias no mercado de trabalho.

Lorena Calvi

Lorena Fialho Calvi, Diretora da Acaps e compradora do Supermercado Calvi

“Mesmo nos tempos atuais ainda somos consideradas como mais frágeis, emotivas, e nos veem, muitas vezes, com descrédito, apenas por sermos mulheres. Dessa forma, exigir o respeito e a ordem se torna mais trabalhoso quando comparado ao sexo oposto”, opina.

Ela diz que, de maneira sutil, as mulheres têm conquistado espaço, desmistificando os paradigmas sobre as capacidades femininas. “Importante ressaltar que a OIT (Organização Internacional do Trabalho) tem estudos que apontam que mulheres em cargos de liderança tornam as empresas mais lucrativas”, finaliza Lorena.

 

Outras Notícias