Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Anvisa define pomadas capilares que podem voltar ao mercado

A partir dos avanços da investigação sobre os casos de intoxicações causados por pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu autorizar a volta de algumas marcas de pomadas capilares ao mercado.

O trabalho técnico desenvolvido durante a investigação identificou que a maioria dos produtos que causou efeitos adversos oculares graves apresenta altas concentrações da substância Ceteareth-20. Dessa forma, como medida de precaução, a Agência liberou o retorno somente dos produtos que possuem a substância Ceteareth-20 abaixo da concentração de 20% em suas fórmulas. Assim, existem atualmente cerca de 930 marcas com condições de voltar ao mercado.

Confira na íntegra as Resoluções publicadas pela Anvisa e a lista de pomadas autorizadas a voltar ao mercado

Resolução RE 913/2023 - Revoga a Resolução-RE 475, de 9 de fevereiro de 2023, que interditou todas as pomadas capilares.

Resolução RE 914/2023 –   Mantém a interdição das pomadas que não estejam na lista de produtos autorizados da Anvisa.

Lista de pomadas 

Entenda

Em fevereiro de 2023, a Anvisa proibiu a venda de todas as pomadas para trançar, fixar ou modelar cabelos, como medida de segurança devido o surgimento de casos de intoxicações oculares. Dentre os efeitos adversos observados, estão a perda temporária da visão, lacrimejamento intenso, vermelhidão e inchaço dos olhos.

Desde então, a Agência está realizando testes, análises e outras providências para investigar o ocorrido.

 

BOTÃO-NOTICIAS-SITE

Outras Notícias