Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Acaps marca presença no Smart Market ABRAS

Presidente da entidade participou do evento que reuniu empresários, presidentes, executivos e gestores das principais redes do país

Com o objetivo de agrupar várias ações em prol da excelência do setor, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) promoveu o Smart Market, entre os dias 15 e 18 de abril. O evento contou com atividades esportivas, lançamento e premiação do Ranking Abras 2023 e com o 2° encontro anual de empresários, presidentes, executivos e gestores supermercadistas.

O presidente da Acaps, Fábio Dalvi, marcou presença prestigiando o evento ao lado de grandes nomes do setor, que se reuniram no Expo Transamérica, em São Paulo. Com base nos resultados da edição anterior do Smart Market, a ABRAS apresentou 10 painéis de gestão, com indicadores estratégicos, técnicos e operacionais, promovendo um rico debate sobre as principais alavancas de elevação da performance das empresas do setor.

Outro destaque do encontro foi a apresentação e a premiação do Balanço Anual do RAMA – Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos da ABRAS, que monitora o nível de resíduos de defensivos agrícolas nos alimentos. O Fórum de Eficiência Operacional também esteve entre os pontos altos do evento, com a apresentação do estudo do índice de eficiência nas empresas, auxiliando o setor a traçar novas estratégias e padronizar os elementos de monitoramento e de direcionamento da gestão.

Para finalizar, o evento promoveu a entrega do Prêmio Profissionais do Ano ABRAS, que premiou líderes de alta performance do segmento supermercadista. Foram premiados os 21 melhores líderes no Brasil, considerando os formatos autosserviço, supermercados, hipermercados, atacarejos, lojas de proximidade e conveniência.

Ranking ABRAS

O tradicional Ranking Abras, que em 2023 chegou à 46® edição, foi apresentado no dia 17. Desenvolvido pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, em parceria com a NielsenIQ, o estudo apontou que o setor supermercadista continua em crescimento.

Em 2022, o varejo avançou ainda mais alcançando um faturamento de R$ 695,7 bilhões por meio da operação de todos os seus formatos e canais de distribuição (atacarejo, supermercado convencional, hipermercado, loja de vizinhança, loja de conveniência, loja de container/condomínio e e-commerce), o que no resultado consolidado pelos supermercados representa 7,03% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Em relação à geração de empregos, o setor também trouxe números crescentes ante o estudo passado, apresentando 3,2 milhões de colaboradores diretos e indiretos.

Quanto ao número de lojas o setor também expandiu, passando de 92.588 lojas no Ranking anterior para 94.706 lojas no atual cenário em todo o país, por onde passam diariamente 28 milhões de consumidores, agregando também um total de 245,4 mil check-outs.

 Além dos números do setor, foram anunciadas as 30 maiores empresas do setor supermercadista em um momento de muita expectativa e emoção, resultado do esforço e dos investimentos das empresas em suas marcas, seus ativos e processos. O estudo considera, especificamente, a amostra proveniente das empresas que participaram da pesquisa do Ranking ABRAS 2023, e que nesta edição teve participação ampliada, correspondendo a um grupo de 1.247 empresas supermercadistas, com faturamento conjunto de R$ 509,1 bilhões.

No topo, o Carrefour lidera pela sétima vez o ranking, movimentando R$ 108,1 bilhões em 2022. O segundo colocado, o Assaí Atacadista, ficou com R$ 59,7 bilhões, sendo seguido pelo Grupo Mateus, que subiu de posição e ficou em terceiro lugar, tendo apurado no período R$ 24,6 bilhões.

Outras Notícias