Conteúdos que serão abordados contribuem para uma melhor gestão e operação da área
“Eficiência no hortifrúti” é o nome do próximo curso on-line que a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) promove nos próximos dias 24 e 25, das 14h às 17h, tendo como público-alvo gerentes e encarregados de hortifrúti, compradores, gerentes de loja e empresários do setor.
O instrutor da capacitação será Ivam Michaltchuk, administrador de empresas e especialista em Marketing de Varejo, auditor em Sistemas de Qualidade e Segurança dos Alimentos, multiplicador máster da Escola Nacional de Supermercados da Abras e diretor da MSI Treinamentos. Professor, consultor e palestrante com mais de 25 anos de experiência em formação e desenvolvimento profissional, Ivam irá dividir com os participantes os seus conhecimentos para que os estabelecimentos alcancem uma melhor gestão e operação da seção de hortifrúti, com menos custos e desperdício, e aumento das vendas.
“O hortifrúti é vital para o supermercado. Primeiro porque a seção se traduz em alimento saudável. As pessoas preocupadas com a saúde tendem a buscar produtos saudáveis que são encontrados no FLV. Em segundo lugar, o hortifrúti integra a categoria “Fim” dentro do gerenciamento de categorias. Ou seja: as pessoas saem de casa para comprar frutas, legumes e verduras. Isso bem trabalhado, gerenciado e exposto, com padrão de qualidade, atrai os clientes e forma uma boa imagem para o supermercado. Não dá para imaginar hoje um supermercado sem uma boa seção de hortifrúti”, comenta o instrutor.
Segundo Ivam, é fundamental a gestão correta do setor, desde a escolha dos fornecedores, passando por toda etapa de recebimento, conferência, armazenagem, reposição, exposição e, principalmente, atendimento ao cliente. “Se isso for bem feito dentro do padrão de excelência que pretendemos passar no curso, com certeza, a loja terá não só uma boa lucratividade como rentabilidade”, garante.
Destaque ainda para uma questão importante: o hortifrúti é a seção que menos contribui para o resultado operacional líquido da loja. A seção possui o maior índice de perdas no varejo brasileiro. Para Ivam, é fundamental se aproximar o máximo possível do padrão operacional perfeito e se preocupar em realizar um trabalho que se diferencie da concorrência.
Associados da Acaps pagam R$ 190,00 pelo curso. Para não associados, o valor R$ 300,00. Reserva de vagas podem ser feitas pelo site da Acaps (Agenda | Acaps).