Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Supermercadistas esclarecem dúvidas sobre legislação sanitária

 Reunião com a Vigilância Sanitária de Vila Velha promoveu diálogo sobre os procedimentos de fiscalização

Com o objetivo de estabelecer um diálogo e elucidar alguns aspectos da legislação sanitária que têm gerado dúvidas dos gestores do segmento supermercadista de Vila Velha, a Acaps promoveu uma reunião, nesta quarta-feira (31/5), entre os profissionais da Vigilância Sanitária de Vila Velha e representantes de supermercados associados que possuem lojas no município.

Durante a reunião na sede da Acaps, os supermercadistas expuseram as dificuldades em atender algumas exigências estabelecidas pela legislação e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas a respeito de determinados procedimentos de fiscalização. A pauta do encontro abordou diversos pontos relatados como desafiadores no dia a dia dos estabelecimentos, como a rastreabilidade de frios, produção e temperatura de carne moída, data de validade de fracionados, procedimentos com as carnes e derivados deixados pelo cliente no caixa, dentre outros.  

“A alta rotatividade de funcionários e a ausência de padronização nos processos, já que cada município possui uma legislação diferenciada, causam prejuízos quanto ao atendimento às normativas. Também enfrentamos desafios em relação a alguns pontos da legislação, sendo o principal deles a rastreabilidade de frios e, nesse sentido, a Vigilância poderia, com a expertise de seus profissionais, nos apoiar na implantação de tecnologias que otimizem esse processo”, relatou Gildazio Santos, Gerente de Prevenção de Perdas e Segurança Alimentar do Grupo Coutinho.

Soluções

Representando a Vigilância Sanitária de Vila Velha, estiveram presentes a nutricionista Katia Barbosa e Flávia Cristianne Riegert, gerente da Vigilância Sanitária. Para reduzir as dificuldades e buscar soluções de forma conjunta, principalmente em relação aos itens trazidos para discussão, elas propuseram que os supermercadistas façam um levantamento de estudos e artigos científicos, visando apresentar formas diferenciadas das estabelecidas atualmente, mas que também sejam seguras.

“A reunião foi uma ótima oportunidade de entender com mais profundidade as necessidades do segmento supermercadista e, assim, de acordo com as possibilidades das normas sanitárias, avaliar se podemos fazer adequações na legislação, caso necessário”, destacou Flávia Cristianne Riegert, gerente da Vigilância Sanitária de Vila Velha.

O proprietário do supermercado Calvi e diretor da Acaps, Waldês Calvi, também avaliou o encontro como positivo. “O alinhamento feito nessa reunião com a Vigilância Sanitária é o passo inicial para um trabalho conjunto de implementação de melhorias e soluções”, pontuou.

 BOTÃO-NOTICIAS-SITE

 

 

Outras Notícias