Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Acaps participa de nova reunião do Fesciat

Encontro em Santa Maria de Jetibá teve participação das Vigilâncias Sanitárias, Secretaria de Agricultura e produtores rurais

A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) continua presente nas discussões do Fórum Espírito-Santense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (Fesciat). Na 29ª reunião do grupo, realizada no município de Santa Maria de Jetibá, no último dia 30 de maio, a entidade foi representada pelo diretor Fredy Seidler Berger, gestor do Multishow Supermercados.

O encontro teve a participação das Vigilâncias Sanitárias, da Secretaria de Agricultura e de produtores rurais convidados da região centro-serrana. Estiveram presentes representantes de cidades como Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Santa Leopoldina, Itaguaçu, São Roque, Itarana, Itaguaçu, Afonso Claudio e São Roque. “Foi um encontro com uma forte interação e que serviu para mostrar a evolução do trabalho desenvolvimento pelo fórum quanto ao gerenciamento e o controle do uso de agrotóxicos e a rastreabilidade dos alimentos”, afirmou Fredy.  

Os produtores foram orientados sobre a importância de se ajustarem às exigências, permitindo identificar com exatidão a origem da mercadoria. O pedido é para que eles documentem toda informação do produto, desde a data da colheita até o tipo de defensivo e os produtos utilizados para conter pragas na plantação.

“Um trabalho de verticalização do processo já vem sendo feito e agora foi a vez da base da pirâmide, que é o produtor rural. O intuito é conscientizá-lo sobre a importância de cumprir as orientações. O mesmo trabalho já foi realizado com supermercadistas, distribuidores de hortifrúti e distribuidores de defensivos agrícolas”, explicou Fredy.

De acordo com Fredy, o debate avançou bastante. “O setor supermercadista tem se envolvido nas discussões e é considerado um parceiro importante com todo um trabalho de conscientização. “Nesse momento, está claro que a intenção não é penalizar e, sim, preparar, organizar e capacitar para atingir a fase em que o mercado se regule sozinho. E, se se houver necessidade, acontecer a intervenção do órgão responsável”, completou Fredy.

BOTÃO-NOTICIAS-SITE 

Outras Notícias