Capacitação aprofundou o conhecimento sobre o mapeamento de processos e demais conteúdos referentes ao tema
O workshop on-line sobre operação comercial promovido pela Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), nos últimos dias 21 e 22 de junho, contou com a participação de 33 profissionais. Durante o curso, eles tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o mapeamento de processos, importante ferramenta para conquistar uma operação comercial eficiente.
O instrutor e consultor Robson Rodrigues dividiu seu conhecimento com supermercadistas, gerentes de loja, compradores, gestores comerciais e de marketing, supervisores e demais colaboradores responsáveis pela compra e venda de mercadorias nas lojas. Na programação dos dois dias foram abordados o seguinte conteúdo: Identificação dos processos dos supermercados nas diversas fases da operação; Cadeia de Valor – conceito e funcionamento; Definição de macroprocessos e fluxogramas; A importância da Política de Estoques no Processo Organizacional supermercadista; e Melhores práticas e controle de pontos críticos/gargalos operacionais.
Para Uilian Salvador Chagas, gestor de compras do Taki Supermercados, a capacitação cumpriu o seu papel ao abordar temas vivenciados no dia a dia das lojas. “É interessante que os assuntos sejam pontuados da forma que foram, pois assim podemos implantar novos processos e evitar perdas e maiores prejuízos”, opinou.
Ele afirmou que esse tipo de curso tem ainda uma outra função: ajudar a ampliar a visão dos profissionais. “Às vezes há situações que podem estar acontecendo e que não identificamos exatamente pela falta de processos”, destacou Uilian.