Curso apresentou tendências de mercado, estratégias e mudanças para melhorar a experiência do cliente
Profissionais do setor de padaria, gerentes e donos de supermercados estiveram reunidos no curso “Padaria em Supermercados: desenvolvendo uma seção lucrativa”, realizado pela Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), de forma virtual, nos dias 17 e 18 de julho. Os participantes tiveram a oportunidade de ouvir os ensinamentos, orientações e dicas da consultora mineira Simone Collet, criadora do portal Padaria Lucrativa e especialista em gestão e planejamento estratégico de negócios da panificação e confeitaria.
Nos dois dias, Simone apresentou tendências de mercado para a seção de padaria, estratégias, cases de sucesso e mudanças a serem implantadas para melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, aumentar as vendas. Logo de início, afirmou que a padaria no Brasil é única e que ela é o coração do supermercado.
Simone citou que os levantamentos existentes apontam que a padaria responde por uma média de 4,2% das vendas do supermercado e que, se bem trabalhada, a seção pode alcançar 8,6% em vendas. “É importante pensar em como a padaria pode alavancar as vendas de outros produtos”, provocou.
A nutricionista apresentou aos participantes do curso o cenário atual da seção, as referências, os tipos de padaria existentes e como despertar o interesse do consumidor. Abordou ainda a padronização do processo produtivo e as ferramentas a serem usadas para aumentar a lucratividade da área.
Como pilares importantes da panificação, Simone citou aspectos como o produto, o preço, o lugar/região, a divulgação e a publicidade e o público, e orientou sobre a importância de um aprofundamento sobre essas questões. De acordo com a instrutora, são reflexões necessárias para oferecer uma experiência diferente na loja.
Para Josué do Nascimento, encarregado de padaria do supermercado Canguru, participar do curso foi uma experiência positiva. “O conteúdo abordado superou as expectativas. Foi muito bem elaborado e todas as orientações muito claras. Já estou colocando em prática o que aprendi em relação a qualidade dos produtos, serviço, soluções e experiências. A instrutora fez as abordagens com muita sabedoria”, avaliou.
Márcia Helena da Silva, encarregada de padaria do supermercado Multishow de Maruípe, foi outra participante que saiu satisfeita da capacitação. “O curso foi maravilhoso. Há pontos que, às vezes, não observamos e deixamos passar batido. As orientações nos ajudarão a aprimorar o trabalho no dia a dia. Foi muito importante para mim, por exemplo, ter acesso a informações sobre economia e a importância de equilibrar preço e qualidade. Foi uma oportunidade para entender melhor sobre questões como perda e reaproveitamento”, opinou.