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94% dos colaboradores acreditam que a satisfação no trabalho é influenciada pela atuação de líderes

Treinamento corporativo deve ser prioridade para aprimorar habilidades de gestão e estabelecer elos mais próximos com os funcionários

A liderança é um fator crucial para a construção de um bom ambiente de trabalho, e o treinamento corporativo pode fortalecer esse pilar. Ao menos 94% das pessoas acreditam que a satisfação no ambiente de trabalho é diretamente influenciada pela atuação da liderança e 89% das empresas reconhecem que o desempenho e o sucesso estão intrinsecamente relacionados à motivação e à felicidade dos seus colaboradores. 

É o que indicam os dados da pesquisa realizada pela Robert Half , consultoria de recursos humanos. O levantamento também revelou que um bom ambiente de trabalho não se limita apenas ao aspecto técnico, mas está conectado também com a saúde mental e o bem-estar emocional dos colaboradores. Sendo assim, uma liderança com qualidade de empatia se torna mais relevante. 

De forma semelhante, André Minucci, empresário, comenta sobre como a liderança é um catalisador para o crescimento das organizações e o desenvolvimento dos colaboradores. O especialista considera que pessoas em cargos de liderança demonstram sua qualidade quando conseguem inspirar, motivar e extrair o melhor potencial de suas equipes, para promover um ambiente harmonioso e produtivo. 

Para o empresário, o treinamento corporativo deve ser uma prioridade, pois desempenha um papel central ao proporcionar a capacitação e desenvolvimento contínuo. Com estes programas, os profissionais têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades de gestão e estabelecer elos mais próximos com os funcionários para criar uma cultura de valorização. 

Com esses treinamentos as empresas também ganham ao capacitarem seus profissionais para lidar com desafios diversos tornando-os aptos para propor soluções inovadoras, o que pode incentivar a produtividade e eficiência organizacional.

Minucci também comenta sobre a importância dos líderes estarem atentos às demandas emocionais de suas equipes, algo que por meio do diálogo aberto, reconhecimento e apoio pode contribuir para a construção de uma cultura organizacional mais saudável. 

Assim, para o especialista o papel da liderança consiste em ações para construir um bom ambiente de trabalho. Dessa forma, e por meio de uma gestão empática, as organizações têm a oportunidade de alavancar a motivação e produtividade de seus colaboradores alcançando resultados promissores dentro do cenário competitivo. 

Fonte: Reportagem SA+ – 03/08/2023

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