Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Segundo dia da Acaps Trade Show dá destaque para a satisfação do cliente

O segundo dia da Acaps Trade Show foi movimentado, com o público prestigiando a exposição de produtos e serviços nos estandes, e as palestras, painéis e workshops que aconteceram no Ciclo do Conhecimento e no auditório principal. Na programação do evento desta quarta-feira (27), destaque para as discussões em torno da satisfação do cliente.

Fátima Merlin, especialista em Varejo, Comportamento do Consumidor e Shopper, comandou o painel “Cliente Fiel: qual a chave para a retenção?”, que contou com a participação do CEO da Farmes, Jefferson Jardim, e o presidente do Sindipães, Ricardo Augusto Pinto. “O tema é extremamente relevante, uma vez que o varejo tem o dever de lidar com gente, principalmente o cliente”, provocou Fátima logo no início.

Segundo a especialista, é fundamental que as empresas entendam a jornada  do consumidor. “As grandes transformações em andamento implicam em mudanças de práticas e atitudes. É preciso repensar isso e  colocar o cliente no centro do negócio. Para melhorar a experiência, engajar, converter e reter o cliente é importante conhecê-lo, saber quem ele é, o que compra, marcas de preferência e quantas vezes vai à loja, por exemplo”, orientou.

No entanto, os números mostram que o conhecimento sobre quem compra e consome deixa a desejar. “Apenas quatro em cada 10 varejistas conhecem realmente o cliente”, alerta Fátima Merlin. Ela cita que não faltam metodologias e processos para ajudar as empresas. “O varejo gasta cinco vezes mais com ações para atrair o cliente do que gastaria se conhecesse o cliente e direcionasse o trabalho para as ações necessárias que irão satisfazê-lo”, completou.

Jefferson Jardim destacou que a Rede Farmes veio num processo de evolução e que ganhou aceleração nos últimos cinco anos. Para continuar crescendo, ele afirma que o ideal é desenvolver ações direcionadas para o cliente, tendo atenção para o perfil de cada um. Uma das apostas é o cartão fidelidade, que possui mais de 1 milhão de clientes, e que foi criado pela empresa como forma de valorizar a clientela. Nessa linha, há ainda o crediário próprio para aquisição de produtos e os convênios empresariais.

Ricardo, que é proprietário da Ledut Casa de Pães, apresentou um diferencial da sua padaria, implantado há cerca de cinco anos. Para atrair os clientes, ele aposta no “Pão Quentinho”, aplicativo que avisa o comprador a hora em que o pão entra no forno, proporcionando que as pessoas cheguem à padaria exatamente no momento do pão quente. Outra aposta são os dias temáticos. “Oferecemos produtos específicos em alguns dias da semana. Quarta e sexta-feira, por exemplo, são voltados para a Roda de Boteco”, comentou o empresário.

Já no Ciclo do Conhecimento, três profissionais participaram de uma mesa-redonda com o tema “Consumidor satisfeito: boas práticas na oferta e venda de serviços e produtos no varejo”. Andréa Munhós Ferreira Barroso, diretora jurídica do Procon-ES, foi a convidada do encontro, que teve como moderadores Arciso Fiorot Junior, que é advogado e assessor jurídico da Acaps, e Aislan Pena Brandão, diretor de operações do Grupo Coutinho.

“Um evento como esse é importante porque nos dá a oportunidade de falar com fornecedores e associados. A nossa palavra de ordem dentro do órgão é conciliação e para evitar problemas é fundamental capacitar os funcionários. O bom atendimento é um diferencial”, comentou Andréa.

Outra atração do dia foi o painel “Economia e Gestão Empresarial: o que está no nosso controle e o que não está”, apresentado por Rafael Furlanetti, sócio e diretor Institucional da XP Investimentos, que recebeu Cristhine Samorini, presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), e Idalberto Moro, presidente da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

 

Rafael Furlanetti destacou os impactos causadas pela pandemia, o comprometimento do período para a economia e o desafio que é empreender e sobreviver com juros são altos. E deu a sua opinião para os empresários presentes: “É importante estar próximo do cliente”, afirmou.

 

 

 

 

 

Outras Notícias