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Painel destaca importância da prevenção de perdas

Boa gestão e monitoramento foram pontos ressaltados como essenciais no dia a dia

A boa gestão e o monitoramento das perdas tendem a ser um desafio para o varejo. Para ajudar as empresas, a Acaps Trade Show contou com o painel “Prevenção de perdas: como aumentar a eficiência operacional e a lucratividade da loja”, que foi apresentado por Carlos Eduardo Santos, presidente da Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas), e teve a participação de Gernaldo Gomes, gerente Executivo de Gestão de Riscos e Prevenção de Perdas do Supermercado Lopes, em São Paulo; e Patrick Barra, gerente Executivo de Controles Internos, Prevenção de Perdas e Auditorias do Grupo Carone.

Carlos Eduardo afirmou que o índice de ruptura operacional dos supermercados é de 5,79% e sugeriu que as empresas criem o seu próprio comitê de perdas. “Além disso, que cada loja tenha também um comitê. Podemos, inclusive, definir uma meta de quebra e o dado ser apurado diariamente”, indicou.

Segundo o especialista, quando as perdas não são gerenciadas aumenta o risco de desencadear o estoque virtual, responsável por gerar a ruptura e, consequentemente, a perda de venda do produto. “Cada cliente perdido significa a perda de R$ 150 mil para a loja”, destacou.

Para Patrick, a prevenção de perdas tem ligação com a cultura. “O processo precisa ser iniciado e mantido de forma firme. Todos os funcionários têm responsabilidade sobre as perdas. Quando um colaborador entra para a empresa ele já sabe que faz parte disso”, afirmou.

Segundo Gernaldo, não são muitas as empresas que possuem uma área específica de prevenção de perdas. Mas, se ela existe, é importante definir o papel de cada um nesse trabalho. “É algo que precisa ficar claro”, disse. 

 

 

 

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