Palestrante enfatizou as boas práticas para manter a qualidade dos alimentos
Sair da zona de conforto, praticar o olhar diferente e fazer o exercício da autovigilância, tendo em mente que qualidade não é um estado, mas um processo contínuo. Esse foi o convite feito durante a palestra “Boas práticas sanitárias: preparando a loja para manter a qualidade e segurança dos alimentos ofertados ao cliente”, apresentada por Luciana Dalarmelina Santos, nutricionista, especialista em Gestão da Segurança de Alimentos, consultora do Programa Alimentos Seguros (PAS) e instrutora de educação profissional em segurança alimentar do Senac-ES.
Independente do setor ou da função, segundo Luciana, é fundamental atuar como equipe de trabalho, com foco na utilização do tempo, na agilidade, na destreza e no treinamento contínuo de processos, em especial de segurança de alimentos. “A organização é muito importante. O invisível para o cliente, incluindo os bastidores, seja na área de recebimento, no estoque congelado, no estoque não perecível ou no vestiário da loja, deve ser observado por todos, pois vão impactar no atendimento na ponta”, disse.
A palestrante enfatizou que fazer o básico bem-feito e buscar a inovação precisam andar juntos. “É preciso refletir: como pensar em inovação se o seu estabelecimento não faz o mínimo bem-feito? As não-conformidades básicas estão sendo ajustadas?”. Ela acrescentou, ainda, que a ferramenta “CheckList” é uma aliada, mas que por si só não resolve e que é preciso ação por parte da empresa e de seus funcionários.
Na lista do “básico” citado por ela estão os ambientes limpos e minimamente organizados, incluindo o vestiário e a área de descanso dos funcionários, além de não usar o uniforme na rua como medida de evitar contaminação cruzada. “Trabalhamos em equipe e estamos suscetíveis a falhas. Primeiro, o indicado é acertar os gargalos para poder investir tempo e recursos para inovar”.
Na caminhada para proporcionar a melhor experiência possível ao cliente, estão aspectos como oferecer soluções mais eficazes para o dia a dia, estabelecer confiança no serviço adquirido, entender as necessidades, personalizar o atendimento como estratégia de fidelização e promover a otimização do tempo.