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Evento celebra 52 anos da Acaps

Talk show e happy hour foram destaques da programação

Conhecer o cliente é um pilar básico para oferecer uma jornada positiva com a marca e ter uma estratégia assertiva para fazê-lo voltar a comprar mais vezes. E para conhecer é fundamental ouvir o consumidor e usar dados que muitas vezes estão disponíveis no próprio estabelecimento, como os que estão no cupom fiscal de compra. Esses foram alguns alertas feitos pela especialista em varejo Fátima Merlim, que participou do talk show “Meu cliente não voltou, e agora?”, na última sexta-feira (22), no evento comemorativo aos 52 anos da Acaps, realizado no realizado no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, com patrocínio da FG Equipamentos.

Na abertura, o presidente da Acaps, Fábio Dalvi, enfatizou que a associação tem atuado seguindo um planejado arrojado, com novas ferramentas e estruturas, e equipe alinhada, tudo com foco em criar um ambiente onde o associado sinta que faz parte e esteja motivado a repensar a forma de conduzir seus negócios.

A programação também teve um momento dedicado à divulgação da maior convenção e feira de negócios do varejo capixaba, a Acaps Trade Show. O superintendente da Acaps, Hélio Schneider, comentou sobre a importância de associados, fornecedores e parceiros participarem da edição de 2024, que acontecerá de 10 a 12 de setembro, no Pavilhão de Carapina. “É um evento que fortalece o setor do varejo capixaba, uma oportunidade de capacitação, profissionalização e marketing de relacionamento”, diss

Estratégias de fidelização

O talk show promoveu um bate-papo rico, mediado pela jornalista Dani Cariello. Às empresas associadas, aos fornecedores e aos parceiros que estavam presentes, Fátima Merlim ressaltou que o cupom fiscal é uma riqueza ainda pouco utilizada e que contribui muito para conhecer o cliente, já que traz informações como tíquete médio e quais itens e com que frequência o cliente compra, contribuindo para qualificar a operação e melhorar os resultados. “Conhecer quem é o cliente, como ele se comporta e como escolhe os produtos ajuda na tomada de decisão. Pesquisas apontam que o varejo gasta dez vezes mais para atrair cliente para a loja do que gastaria para reter quem já está na loja”, enfatiza Fátima Merlim.

Hoje, o consumidor quer uma loja prática, fácil, resolutiva e onde ele saia rapidamente, pois o tempo é um fator que ele preza muito. Por isso, é preciso olhar a jornada do cliente como um todo. Quando a experiência é negativa, ele fala para mais pessoas, e com o mundo digital, a reclamação alcança de forma rápida um universo maior de pessoas.“Temos um consumidor com um novo comportamento e que exige de nós novas formas de fazer varejo. Estamos num ambiente muito competitivo, no qual a concorrência não está mais ao lado da nossa loja, mas no whatsApp, no site e nos aplicativos”, disse a palestrante, lembrando que, para ser efetivo é preciso desaprender e reaprender a aprender. E para reaprender, ela lembra que é o varejo precisa estar bem-estruturado e olhar como está trabalhando nos diferentes pontos de contato com o cliente.

Fátima Merlim destacou, ainda, outros aspectos de grande importância: fazer o básico bem-feito e manter presente no dia a dia do negócio que o varejo é feito de gente para atender gente, o que requer cuidar da formação e do desenvolvimento das pessoas. “Temos cada vez mais de deixar de ter um olhar muito transacional e entrar na cultura do cliente, que deve estar no centro das atenções, e fazermos isso com todas as nossas equipes”, disse Fátima, sinalizando que essas são diretrizes do caminho que contribui para elevar o negócio em melhores patamares de competitividade e sustentabilidade.

Comemoração

Para confraternizar e celebrar o aniversário junto aos convidados, a Acaps preparou um happy hour com coquetel ao som de Flávia Santos e banda e, durante este momento, os participantes reuniram-se para cantar “Parabéns” à Acaps, entidade que há 52 anos possui uma grande história de amor com o varejo.

Clique aqui e confira as fotos do evento

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