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“Pessoas é um dos pilares de toda empresa”

Fala de Pedro Alves, do Supermercados Galassi, fez parte de Painel do Smart Market 2024. Saiba mais!

No início deste mês, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) realizou o Super Market ABRAS, evento que ocorre anualmente e reúne a comunidade supermercadista de alta performance. A programação apresentou uma série de conteúdos enriquecedores, com palestras e 10 painéis que promoveram o debate sobre as principais alavancas da performance.

As informações apresentadas e discutidas no evento são de extrema importância para o setor supermercadista, por isso a Acaps irá disponibilizar as matérias sobre cada apresentação em nosso Jornal publicado semanalmente e no site da entidade, para manter os associados e todo o setor atualizado sobre os conteúdos.

Nesta edição, falaremos sobre o Painel da Comunidade Pessoas do Smart Market 2024, que contou com a presença de grandes executivos do setor supermercadista brasileiro. Confira:

Moderado pela CEO do supermercado Moniari, Monique Pizzetti, o painel da comunidade Pessoas apresentado no Smart Market 2024, no dia 09 de abril, contou com a presença de grandes executivos do setor supermercadista brasileiro. Os profissionais convidados compartilharam um pouco das suas experiências nas empresas em que atuam, mostrando alguns indicadores de sucesso.

head de recursos humanos do Tenda Atacado, Sueli Moraes, foi a primeira painelista a se apresentar. Questionada pela moderadora do painel, a executiva do Tenda falou sobre a introdução da transformação digital no departamento de recursos humanos da empresa. “Não tem como a gente falar de capacitação, se a gente não falar de transformação digital”, declarou Sueli.

Diante da provocação que os clientes internos da empresa faziam cotidianamente ao RH do Tenda Atacado, a empresa entendeu que seria o momento de se transformar. “O colaborador quer ter mais autonomia, ele não quer precisar do RH para ele ter uma simples informação”, disse a head de RH do Tenda.

Além dessa demanda, a empresa também percebeu que era necessário implantar a sua plataforma de EAD, chamada de Tenda Capacita. “Trata-se de uma plataforma LMS, muito intuitiva e simples de manusear. Em cada uma das 43 unidades do Tenda foi montada uma sala composta por dois computadores onde cada colaborador tem acesso a sua grade, a sua trilha de aprendizagem, de acordo com a sua área de atuação. Hoje, 57% dos nossos treinamentos acontecem dentro do portal”, comentou Sueli.

Responsável por abordar o tema “turn over“, o segundo painelista a falar foi o diretor de RH do Supermercados Galassi, Pedro Alves. Para ele, trata-se de um tema muito difícil, pois a rotatividade de funcionários atrapalha muito a empresa. “Até uns três atrás, nós tínhamos uma rotatividade alta em nossa frente de caixa e muito disso ocorria, devido a escala de trabalho que adotávamos à época, a escala 6 por 1”.

Segundo Pedro, esse tipo de escala prejudicava bastante o atendimento aos clientes nas lojas rede, especificamente aos domingos, dia em que o número de vendas é muito forte. A empresa então decidiu implantar em 2021 um novo modelo de escala, semelhante à adotada pela área de saúde e segurança, a escala 12 por 36. “A primeira atitude que eu tomei foi verificar se em nossa convenção coletiva existia alguma fundamentação legal para trabalhar nessa nova escala e tinha previsão sim para isso. Feito isso, apresentei para a diretoria da empresa tudo o que estava ocorrendo e qual a solução que poderíamos adotar. O pessoal olhou, achou diferente, mas não tivemos nenhuma objeção, a princípio, sobre esse novo modelo”, comentou Pedro Alves.

O próximo realizado pelo diretor de RH foi apresentar para alguns colaboradores da empresa, qual o novo modelo de escala que a rede pretendi adotar. “Entre os colaboradores, também não tivemos grandes objeções em relação a isso e resolvi, junto com a diretoria, implantar um piloto da nova escala em uma loja do grupo em julho de 2021, se estendendo por 3 meses e resultado, entre os colaboradores foi excelente. Passado esse experimento, resolvemos adotá-la nas demais lojas”, disse Pedro.

O terceiro e último painelista a falar no painel Pessoas foi o presidente do Mercadinhos São Luiz, Severino Neto. O executivo falou um pouco sobre o Great Place to Work, certificado que a sua empresa é detentora e apresentou alguns indicadores adotados pelo grupo.

“Nós temos dois tradicionais indicadores, absenteísmo, turn over. O absenteísmo nosso mensal gira em torno de 1,6% e o turnover anual varia de 15% a 18%”, declarou Severino Neto.

O presidente da empresa ainda apresentou outros três indicadores que eles adotam, são eles: o índice de felicidade do funcionário dentro da empresa que chega a 98% de satisfação, o NPS dos demitidos que a empresa faz e é identificado que 91% dos dispensados voltariam a trabalhar na empresa, sendo que 96% desses demitidos recomendariam a empresa para um amigo.

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