Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Fórum empresarial aprofunda debate sobre sucessão familiar

Evento contou com a presença de diversos associados

Tratar o tema sucessão nas empresas familiares é um ato de coragem e responsabilidade que impacta na perenidade do negócio para as futuras gerações e em relações familiares que priorizam o respeito e o afeto. Esse foi um dos alertas apresentados no fórum empresarial “Empresas familiares: cuidando das pessoas e da gestão para o futuro dos negócios”, realizado pela Acaps no auditório da Fecomércio na última sexta-feira, 28 de junho.

Na abertura do fórum, o presidente da Acaps, Fábio Dalvi, ressaltou que o tema sucessão familiar, debatido também no evento de 2023, encontrou eco dentro do setor supermercadista capixaba e que o apoio da Agas (Associação Gaúcha de Supermercados) tem sido importante, com insights e novidades. “Não há regra, segredo ou fórmula para se trabalhar com êxito o tema, que precisará ser estudado e trabalhado para manter as empresas capixabas que são familiares”, afirmou.

A programação contou com duas palestras e uma mesa-redonda com a finalidade de aprofundar a temática. A palestra “Diferentes gerações trabalhando juntas – Expectativas, desafios e oportunidades” foi ministrada pela psicanalista e especialista em Psicologia Organizacional, Danielle Quintanilha; e “Planejamento patrimonial e sucessório – Práticas para uma transição segura” foi apresentada pelo advogado Mário César Pedroza Soares, mestre em direito processual.

Participaram da mesa-redonda “Cuidando das pessoas e da gestão para o futuro dos negócios”, com mediação do advogado e assessor tributário da Acaps, Alexandre Fiorot, os empresários Luiz Wagner Chieppe (Conselheiro no Grupo Águia Branca); Bruno Chieppe, diretor de Relações Institucionais Grupo Águia Branca e Thiago Vargas Cardoso, juiz de Direito da Vara de Órfãos e Sucessões da Serra, além dos palestrantes do Fórum.

O evento teve apoio da UTZ Soluções para Empresas Familiares e do escritório de advocacia Pedrosa, Soares e Esteves e reuniu mais de 70 supermercadistas e fornecedores associados. Boa parte desse público está no comando das empresas e compareceram ao evento acompanhados de seus futuros sucessores.

Outras Notícias