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inteligência artificial e evolução dos supermercados em destaque na Acaps Trade Show

Confira os detahes do primeiro dia de evento

A maior convenção e feira de negócios do varejo do Espírito Santo, a Acaps Trade Show, nesta terça-feira (10), em seu primeiro dia, abordou temas estratégicos para o setor, como inovação, inteligência artificial e gerenciamento de crise. O evento, no Pavilhão de Carapina, na Serra, que tem como tema central "Apaixonados pelo varejo", tem  número recorde de expositores e inscritos, e até quinta-feira (12) vai apresentar 33 palestras, painéis, workshops e oficinas, e apresentar as últimas tendências e novidades em produtos e serviços para o varejo.

A abertura oficial contou com a participação do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e outras autoridades e representantes da economia capixaba. Entre eles, o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal; o vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados, Antônio Cesa Longo; o primeiro vice-presidente da Fecomércio, Luiz Coelho Coutinho; o presidente da Findes; e Paulo Baraona.

O presidente da Acaps, Fábio Dalvi, destacou a contribuição do setor para o Espírito Santo ao faturar mais de R$ 22 bilhões e empregar cerca de 60 mil trabalhadores. “O supermercado é um importante agente de ascensão social e isso muito desafia e orgulha”, afirmou.

O governador Renato Casagrande enfatiza que acompanhou todas as transformações das lojas no Estado. “A venda onde comprávamos os alimentos quando era criança era o meu shopping center. Vi todos os avanços e hoje podemos dizer que dá gosto de visitar as lojas”, citou.

Casagrande elogiou ainda a organização do setor supermercadista. “Mesmo antes de o Espírito Santo entrar nos eixos, os supermercados já eram avançados em organização. Por isso, não perco uma feira, que é um evento que propicia momentos de inovação e competência”, destacou o governador.  

Na abertura foi apresentado o Zé Carrinho, mascote da Acaps, que divertiu o público nos corredores da feira. Com mais de 200 expositores de várias partes do Brasil, a expectativa é que a feira de negócios movimente R$ 800 milhões nos três dias.

Após a solenidade de abertura, o publicitário e escritor Walter Longo comandou a palestra “Inovação e Inteligência Artificial – um impulso para as capacidades humanas”, na qual sinalizou que todas as pessoas terão de surfar no tsunami da Inteligência Artificial, caso queiram sobreviver no mundo. “A IA é da década de 50. Só que durante 70 anos foi um assunto tratado apenas por especialistas e não pelo cidadão comum”, disse.

Segundo Walter Longo, a IA permite uma série de facilidades. As possibilidades são inúmeras e vão da criação de treinamentos a programação de viagens e monitoramento de empresas. Um site, por exemplo, pode ser criado em 28 segundos por meio da Inteligência Artificial. “Ela é um novo jeito de ver o mundo e se ver nele”, afirmou.

O tema “Gerenciamento de crise e a gênese do crime” foi apresentado pelo delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, José Darcy Santos Arruda. Ele ressaltou a importância do investimento das empresas na capacitação dos seus colaboradores com o objetivo de se antecipar, evitando ocorrências de alto risco que possam trazer prejuízos à imagem, além de perdas financeiras com processos judiciais e indenizações.

Contudo, de acordo com o palestrante, se o evento crítico ocorrer, para gerenciar a empresa precisa ter profissionais capacitados para não trilhar caminhos errados e fazer o que precisa ser feito, considerando aspecto éticos, morais e legais. Contar com um comitê de crise, que reúne presidente, gerente, jurídico e comunicação, também é fundamental.

“A imagem e o nome da empresa foram construídos com muito esforço, em muitos casos, de muitas gerações. Por isso, os colaboradores devem saber enxergar que hoje uma abordagem abusiva pode trazer muitos prejuízos à empresa”.

Encerrando a programação do primeiro dia, foi realizado o painel “Apaixonados pelo varejo – A evolução dos supermercados no Brasil”, mediado pelo presidente da Acaps, Fábio Dalvi. Participaram do encontro Valdemar Martins do Amaral, presidente do Grupo ABC (MG); Roberta Barreto, diretora do Supermercado Codebal (RS) e presidente do Agas Jovem, grupo da Associação Gaúcha de Supermercados; e José Henrique Neffa, do Supermercado São José.

José Henrique Neffa está hoje no comando da empresa familiar que possui 106 anos. É o negócio mais antigo do setor supermercadista no Estado. Ele afirma que é fundamental gostar do que faz, que se diverte no trabalho e que percebeu a necessidade de crescer para não ficar para trás. “Quando a gente abre uma loja nova, o movimento de todas as outras melhora”, afirmou.

Com 29 anos de idade, Roberta Barreto está ativamente na empresa há 13 anos. “Como boa filha de supermercadista eu dizia que esse tipo de negócio era coisa de louco, até que me apaixonei e direcionei os meus estudos para o setor. Vejo que muitos jovens são levados para a empresa muito tarde, já com idade avançada, afastando-os um pouco do negócio”, opinou.

 



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