Confira a entrevista com o presidente eleito João Falqueto
João Falqueto foi escolhido para presidir a Acaps nos próximos dois anos. Ele afirma que a missão é um grande desafio, uma vez que o setor supermercadista tem crescido muito. O presidente eleito destaca ainda a necessidade da parceria e do diálogo constante com os órgãos reguladores e os legisladores para evitar a aprovação de leis que impactem o setor.
- Como é estar novamente à frente da Acaps, desta vez como presidente no biênio 2025-2026?
Tive anteriormente três mandatos e foram seis anos ao todo. Assumir a Acaps neste momento é um desafio ainda maior porque a Associação e o próprio setor cresceram muito nos últimos anos. Ao mesmo tempo é uma alegria ter sido escolhido pelos colegas para presidir a entidade novamente.
O desafio é grande porque cada vez mais o setor tem de lidar com diferentes demandas e uma delas é o avanço da tecnologia com o e-commerce, por exemplo, que vem forte em todos os setores, inclusive no varejo de alimentos. E para o próximo biênio temos mais um desafio, que é a Reforma Tributária, precisamos entender os ajustes da reforma e capacitar os profissionais de loja para que possam desempenhar uma boa transição para o novo modelo tributário do país.
Outro ponto importante é a atenção para as legislações que afetam o nosso setor. Por isso, a continuidade do diálogo com os órgãos reguladores e os legisladores é fundamental.
- Qual é a expectativa para os próximos dois anos?
A expectativa é de que a gente faça uma gestão ainda melhor. É necessário estudar, dialogar e investir na capacitação do profissional do supermercado, oferecendo cada vez mais conhecimento.
- Qual avaliação que fez do seu antecessor, Fábio Dalvi?
O Fábio fez uma gestão muito bonita, ágil e que fez a diferença com a criação do Comitê Acaps Jovem. Hoje, vejo herdeiros e sucessores do setor de supermercados com brilho nos olhos, fruto do trabalho da Acaps e do Fábio, que foi buscar esses jovens.
- Quais serão as prioridades de trabalho da Acaps na sua gestão? Algum tema importante para o setor que deseja avançar?
Treinamento e capacitação para os nossos profissionais, sem dúvida. E, além disso, continuar convidando e envolvendo os associados para a feira anual do setor. Queremos abrir cada vez mais espaço para que eles possam se capacitar e a feira abre também esse espaço. Estaremos atentos ao que acontece em nível nacional para adaptarmos para a realidade capixaba.