Segundo módulo do Programa destaca boas práticas para uma gestão eficiente
Dando continuidade à jornada de conhecimento proporcionada pelo Programa de Desenvolvimento de Sucessores, os futuros líderes do setor supermercadista capixaba participaram do módulo “Práticas da Gestão Estratégica nas Organizações”, no dia 11 de fevereiro.
Com tópicos sobre alinhamento entre estratégia e operação, consolidação do planejamento estratégico, identidade organizacional e aplicação, controle e aperfeiçoamento de processos, os sucessores e herdeiros conheceram técnicas para diagnosticar a posição atual da empresa em relação à sua estratégia de mercado e, assim, criar planos de melhorias operacionais de médio e longo prazo.
O professor Marcelo Ramalho, que também é autor e pesquisador em marketing, varejo e inovação, destacou que a sucessão empresarial exige uma gestão estratégica que equilibre a eficiência operacional com a adaptação às novas demandas do mercado e do consumidor. Para isso, os jovens empresários precisam seguir algumas boas práticas.
“O sucessor precisa analisar tendências, antecipar desafios e estruturar um planejamento que mantenha a empresa competitiva. Saber preservar práticas tradicionais que geram valor, ao mesmo tempo em que promove inovação, modernizando processos e incorporando novas tecnologias sem perder a essência do negócio. A construção de bons relacionamentos com stakeholders também é um diferencial. Manter uma comunicação aberta com clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores fortalece a posição da empresa no mercado e amplia oportunidades de crescimento”, finalizou.
Aprendizado
Ávidos para colocar em prática os ensinamentos, os sucessores destacaram os principais aprendizados do segundo módulo do Programa. Para Victor Griffo, do Supermercado Griffo, o módulo trouxe percepções valiosas. “Um dos principais insights é a importância de ter um planejamento estruturado nas tomadas de decisões com base em dados. Destaco também a necessidade de criar processos internos com objetivos claros e garantir a eficiência operacional, a estratégia de liderança e o engajamento da equipe”.
Isabella Barcelos, do Supermercado Barcelos, afirma que aprendeu conceitos essenciais e que podem ser aplicados diretamente na gestão da loja, trazendo melhorias significativas para o negócio.
“Um dos pontos que mais me chamou atenção foi a importância do planejamento estratégico. Percebi que, ao definir metas claras e traçar um plano de ação, conseguimos tomar decisões mais assertivas e alinhar melhor os objetivos da empresa. Outro aprendizado valioso foi o uso de indicadores de desempenho (KPIs). Na prática, isso significa monitorar métricas como vendas, margem de lucro e giro de estoque para entender melhor o desempenho da loja e identificar oportunidades de crescimento. Além disso, a análise SWOT me ajudou a enxergar de forma mais clara nossas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, facilitando a criação de estratégias para melhorar a competitividade no mercado”.
Saiba Mais
Com um total de cinco módulos, o Programa é uma iniciativa do Comitê Acaps Jovem e visa capacitar os jovens empresários e sucessores do setor supermercadista na gestão da continuidade e expansão do negócio da família de forma estratégica e eficiente.
O Programa de Desenvolvimento de Sucessores tem o patrocínio de Start Two e Gestão Engenharia (Cota Ouro); Arka, Frisa e Distrimax (Cota Prata); e FG Equipamentos e Tembo (Cota Bronze).