Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Auditório cheio no Encontro Técnico Acaps

Evento reuniu público interessado em informação e atualização

O Encontro Técnico da Acaps, realizado no último dia 26 de fevereiro, no Vitória Grand Hall, no bairro Santa Luíza, teve auditório cheio e um público interessado em informação e atualização. No palco, foram apresentados dois assuntos importantes para o desenvolvimento e a longevidade das empresas: a reforma tributária e as tendências do varejo.

O presidente da Acaps, João Tarcício Falqueto, iniciou o evento dando as boas-vindas aos empresários do setor supermercadista e das empresas parceiras, ressaltando o compromisso da entidade em proporcionar conhecimento e promover a discussão de assuntos de interesse do setor.

A palestra “Pós-NRF – Tendências de consumo e inovação no varejo supermercadista” foi ministrada por Edmour Saiani, consultor, conselheiro, mentor, escritor e fundador da Ponto de Referência. Em seguida, George Rodrigues, sócio-diretor da KPMG e especialista em revisão e diagnóstico tributário, auditoria tributária, elaboração de pareceres e laudos, e recuperação de créditos tributários, falou sobre “Reforma Tributária – Panorama Geral e Principais Desafios”. Após a palestra, ele comandou uma mesa-redonda com a participação dos assessores jurídico e tributário da Acaps, Alexandre Fiorot e Julio Morosky Filho, respectivamente.

Edmour Saiani ressaltou que, apesar do crescimento digital, as lojas físicas não vão desaparecer, e que é preciso investir em ativação e interação. O especialista disse ainda que é fundamental conhecer o que o cliente gosta e não gosta.

“O e-commerce do jeito que é feito hoje, é chato. Quase todos se resumem em catálogos on-line. É importante pensar que 99% dos clientes do País que possuem celular, usam também o WhatsApp. Essa ferramenta tem que ser explorada e virar canal de venda. Outro detalhe: o Tik Tok é a plataforma que mais vende nos Estados Unidos. Não podemos perder a oportunidade de usá-la”, recomendou Edmour.

Já pensou ainda em fazer assinatura de supermercado para ter em casa os itens que costuma comprar mensalmente? “Esse é o futuro do supermercado. E se a loja sabe do que eu gosto, pode até sugerir pra mim. A Inteligência Artificial pode ser usada para personalizar a experiência do cliente”, disse o palestrante.

Segundo o especialista, é preciso ter produtos diferenciados na loja e ter ações diferenciadas para que o cliente possa voltar e se fidelizar. “O cliente hoje que sobreviver mais, ter diferente, fazer mais, aparecer mais, ser mais, aprender mais e se divertir mais”, completou.

Reforma tributária

Na palestra sobre a reforma tributária, George Rodrigues pontuou que o Brasil é um país complexo do ponto de vista dos tributos e que as mudanças propostas representam um grande avanço. Implantada em prazo de sete anos, com início em janeiro de 2026, a reforma é baseada em princípios como simplicidade, transparência e justiça.

De acordo com o palestrante, ainda há gaps na legislação que precisam ser acompanhados. Um dos destaques, é a lista com produtos da cesta básica que terão alíquota com redução de 100%.

Mesmo com algumas indefinições, a orientação é preparar o negócio para as mudanças. “É fundamental que as empresas se preparem, atualizem sistemas e processos para que não tenham problemas depois. A reforma tributária é agora porque na medida em que vamos entendendo as mudanças nos deparamos com novas questões”, orientou George Rodrigues.   

Outras Notícias