Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Cerimônia marca encerramento do Programa de Sucessores

Participantes apresentaram projeto e celebraram a conclusão do curso

Em uma cerimônia repleta de apresentações, emoção e compartilhamento de experiências e conhecimento, a Acaps concluiu a primeira turma do Programa de Desenvolvimento de Sucessores.

Após uma jornada vigorosa e que proporcionou um aprendizado enriquecedor, os herdeiros e sucessores do setor supermercadista, divididos em grupos, apresentaram o projeto de conclusão para uma banca formada por Randes Enes, coordenador do Programa; Frederico Steiner, head de Soluções Corporativas, ambos representando a MMurad/FGV, e Santo Biazutti, diretor da Rede Show Supermercados e sócio-proprietário da Santo Atacado, empresa associada à Acaps. 

O coordenador Randes Enes afirmou que o conhecimento inquieta e isso foi notório ao longo dessa jornada. “O conhecimento nos ajuda a chegar com mais agilidade à eficácia e, assim, alcançar o objetivo com assertividade”. Também fez elogios, destacando a coragem dos participantes no sentido de se desafiarem e assumir uma missão. “A vitória os acompanhou durante todo o processo. Vocês chegaram como vencedores de partida e agora concluem a jornada, efetivamente, como vencedores de chegada”, completou.

Case Muraps

No projeto de conclusão, os alunos apresentaram soluções e propostas para o case de uma empresa fictícia, o Supermercado Muraps. Elaborado pelo professor e Head de Soluções Corporativas da MMurad, Frederico Steiner, o estudo de caso visa promover o debate de questões reais, troca de experiências, debates práticos e uma abordagem leve para enfrentar os desafios do setor.

Conforme a metodologia adotada, os grupos apresentaram um diagnóstico e propostas para o Supermercado Muraps enfrentar os desafios, modernizar a sua operação e repensar suas estratégias para assegurar a sustentabilidade dos negócios.  As questões a serem pensadas abrangem diferentes áreas da gestão – Governança, Gestão de Pessoas, Tecnologia e Marketing, Eficiência Operacional e Negociação com a Indústria – e cada grupo escolheu uma linha de pesquisa, compondo uma solução única.

Ao explicar a metodologia, Steiner explicou a importância em trabalhar, de forma lúdica e envolvente, uma proposta orientada à realidade empresarial e que tenha viabilidade de ser aplicada no dia seguinte. “Ao longo de toda preparação e, em especial, no Módulo 5, em que nos aprofundamos no projeto, busquei tirar os alunos da zona de conforto e provocar o surgimento de um diagnóstico efetivo, com soluções aplicadas a cada linha de pesquisa”.

Novas lideranças

Prestigiados por seus familiares, diretores da Acaps, professores e patrocinadores do Programa, os participantes receberam, após as apresentações, os certificados de conclusão do programa e, para fechar com chave de ouro, a cerimônia foi finalizada com um coquetel.

O presidente da Acaps, João Tarcicio Falqueto, parabenizou os formandos e destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento do setor no Espírito Santo e a perenidade dos negócios. “Com muito orgulho, concluímos com sucesso a primeira turma do Programa e quero parabenizar a todos os participantes que, com empenho, finalizaram esta etapa, um importante passo na preparação para assumir a liderança das empresas familiares que integram o nosso setor”.

Preparados para alçar voos mais altos e assumir a gestão dos negócios da família, os futuros líderes do setor supermercadista capixaba relataram a satisfação em participar da formação:

 “Aprendi muito com a troca de informações e conhecimento durante todo o curso e, com o projeto, tive a oportunidade de enriquecer o aprendizado sobre governança, em especial a proceder com mais planejamento.” Ana Paula, Supermercado Multishow, de Venda Nova.  

“Agradeço a todos os envolvidos e quero destacar que, além de todo o conhecimento adquirido, o programa proporcionou amizades e uma incrível troca de experiências”, Victor Griffo, do Supermercado Griffo, de Brejetuba.

“Em nossas conversas, percebemos que temos dores muito semelhantes. O networking e o aprendizado geraram uma série de insights para levar às nossas empresas”, Lorena Calvi, Supermercado Calvi (Cariacica)

Outras Notícias