Empresárias e mães bem-sucedidas relatam experiências que fazem delas ainda mais especiais
Elas são empresárias bem-sucedidas do setor supermercadista e mães. Uma jornada dupla que exige esforço, dedicação e foco, e que fazem delas seres diferenciados e especiais.
Luciana Mussi, de 59 anos, sócia-administradora do Mussi Supermercados, no município de Castelo, é mãe de dois jovens: Dante, de 23 anos, e Ciro, de 19 anos, e conta que os dois papéis acabam sendo exercidos de forma automática, sem nem perceber. Para ser presente na vida dos meninos, ela diz que dividiu com o marido as idas e vindas da escola e das atividades esportivas, e sempre tentou se manter o mais próximo possível deles.
“Estava por perto na hora do almoço e na hora de dormir ficava no quarto deles cantando, ouvindo e rezando. Hoje, procuro dar conselhos e conversar. Mesmo que eles cresçam, serão meus eternos meninos. Ser mãe é conhecer o maior amor do mundo, um amor incondicional. É a maior dádiva que Deus poderia me dar”, destaca Luciana.
Para a empresária, o maior desafio da função é realmente direcioná-los para serem bons cidadãos. “É a missão de interferir sem extrapolar e não ser omissa, alertando-os dos perigos e ensinando que cada ação tem uma reação. Por isso, eles devem aproveitar a vida com respeito e responsabilidade”, afirma.
Atualmente, Dante e Ciro estudam para ajudar a família no negócio. “Eles estudam na Fucape, em Vitória. A decisão de fazerem cursos na área da Administração foi influenciada pelo jeito que sempre conduzimos a nossa vida. Eles foram criados, assim como eu, no ambiente do supermercado. Com a rotina diária acho que acabam gostando e vendo a necessidade de colaborar. É algo natural e que vai sendo assimilado aos poucos. Quando eles percebem, já estão dentro do negócio”, explica Luciana.
Ela confessa que ver a história da família continuar sendo escrita no comércio de Castelo traz uma grande satisfação. “É muito orgulho para mim. Desejo que os meus filhos deem sequência ao negócio e que o Supermercado Mussi continue atravessando gerações”, diz.
Já Weldman Malacarne, conhecida como Elminha, tem 43 anos, e é sócia da Central de Compras Independência, no bairro Vila Independência, em Cariacica. Com filhas gêmeas de 13 anos – Marina e Valentina –, ela ressalta que tenta repetir com as meninas a rotina que seus pais tinham com ela quando criança.
“Levo e busco na escola, almoço junto e priorizo os finais de semana em família. Hoje em dia, mesmo de longe, consigo acompanhar algumas atividades pelo WhattsApp. Se tem algum evento que eu não possa ir, vou pedindo fotos e interagindo com elas. Além disso, amamos viajar juntas e fazer atividades diárias em conjunto”, afirma.
Segundo Elminha, no ano passado, as meninas começaram a participar de alguns vídeos para o Instagram do supermercado. Na Páscoa deste ano apareceram, inclusive, com ideias para as publicações.
Sobre o futuro profissional das filhas, Elminha afirma que elas estão sendo preparadas para aproveitar as oportunidades. “Hoje em dia vivemos um momento de falta de mão de obra imensa. Acredito em uma mudança drástica no setor, e elas saberão opinar e ajudar com as tecnologias e os novos modelos de serviço”, opina.