Notícias

Compartilhe nas redes sociais:

Reflexões e inspirações para empresas familiares

Fórum Empresarial promoveu inspiração e aprendizado

O Fórum Empresarial Acaps 2025, realizado no dia 25 de junho, apresentou momentos de rica reflexão e troca de conhecimentos para inspirar proprietários, sócios, herdeiros e sucessores de supermercados e fornecedores associados.

O tema do central do evento foi “Legado e propósito nas empresas familiares”, com palestras, apresentação de case e mesa-redonda. O evento teve patrocínio do Sicoob e apoio institucional do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC-ES).

Na abertura do evento, o presidente da Acaps, João Falqueto, destacou o papel da entidade, de apoiar as empresas associadas na construção da excelência, sustentado pelos pilares capacitação, representação e relacionamento. Somente até maio deste ano, foram realizados 60 encontros e reuniões de representação, produzidos 53 informativos e capacitados nos cursos e workshops mais de 1.000 profissionais e lideranças.

Falqueto também convidou os associados a participarem do Comitê RH, que possui hoje mais de 80 representantes de empresas do setor, e do Comitê Acaps Jovem, direcionado a preparar membros das famílias para a sucessão.

Palestras

O coordenador do Núcleo IBGC-ES e diretor de Formação de Lideranças no Movimento Espírito Santo em Ação, Gabriel Feitosa, e a diretora Administrativo e Financeira e acionista do Grupo Estel e também coordenadora do Núcleo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC-ES), Caroline Favarato, ministraram a palestra “Boas Práticas em Governança Corporativa”

Eles abordaram a importância e os primeiros passos da governança corporativa, os benefícios para as empresas e os princípios da governança (integridade, transparência, equidade responsabilização e sustentabilidade). Além disso, Caroline apresentou um case prático da Estel, mostrando as ações e planejamento focados em sucessão.

A palestra “O Segredo da Mudança de Cultura” foi apresentada por Carlos Alberto Júlio, empresário, mentor, conselheiro profissional independente, professor, autor de livros na área de negócios e palestrante internacional. O palestrante ressaltou que cultura não é algo fixo, nem rígido, e que os tempos que vivemos são outros. A gestão, as pessoas e as gerações mudaram. O modelo PCC (Planejamento, Comando e Controle) mudou para empatia, colaboração e prototipação, onde precisa ter coragem para testar rápido, aprender com os erros e fazer de novo, de forma diferente.

Carlos Júlio comentou, também, que cultura não é ter aversão a risco, e que numa empresa onde não se pode errar nunca vai se inovar. “A cultura precisa estar alinhada à estratégia, que dá o norte, a direção ao negócio. Se preciso for, muda-se a cultura para ter sucesso na estratégia e alcançar os resultados”, disse.

Inspiração e aprendizado

Para o supermercadista Ricardo Mota, presidente do Grupo Multishow Supermercados, o Fórum Empresarial Acaps foi um momento especial e inspirador. “Tive a oportunidade de, ao lado do meu filho Ruan, que faz parte da terceira geração, conhecer três exemplos e visões diferentes sobre sucessão.

Estou no negócio da família há 33 anos, desde os meus 14 anos, e embora não tenha sido estabelecido um processo de sucessão, naturalmente o papel de cada um, meu e de meus três irmãos, e as regras, foram definidos”, disse.

Ricardo comentou que a trajetória da empresa teve início com os seus pais, que trabalharam como feirantes e depois criaram uma pequena mercearia na Vila Rubim, em Vitória, em 1965. Passadas quase seis décadas, somente em janeiro deste ano seu pai de fato se aposentou.

Já a sucessora Isabele Monciozo, neta do fundador do Supermercados Noroeste - hoje com duas lojas na Serra e uma em Fundão -, ingressou no negócio há cinco anos após se formar em Administração de Empresas.

Aos 26 anos de idade, atua junto com os pais, o marido e dois irmãos. “O Fórum foi um momento rico de aprendizado, com apresentação de experiências e práticas que contribuem para orientar e melhorar a gestão e condução do negócio”, afirma.

Outras Notícias